Mendoza: vinícolas e restaurantes para incluir em seu roteiro no Vale do Uco

Com um cenário de tirar o fôlego, o Vale do Uco é conhecido por sua elevada altitude e características únicas que resultam em vinhos de excelente qualidade aos pés da Cordilheira dos Andes

Bodega Zuccardi é uma das mais conhecidas propriedades no Vale do Uco; local oferece tour, degustações e restaurante
Bodega Zuccardi é uma das mais conhecidas propriedades no Vale do Uco; local oferece tour, degustações e restaurante Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Mendoza, Argentina

Localizado a cerca de 1h30 de Mendoza, o Vale do Uco está no ápice das principais regiões produtoras de vinho da Argentina. Com um cenário de tirar o fôlego aos pés da Cordilheira dos Andes, a região é conhecida por sua elevada altitude, que varia entre 900 e 1.200 metros acima do nível do mar.

Responsável pela produção de vinhos altamente concentrados, com elegante estrutura tânica, aromas, sabores e cores de boa intensidade, vários estrangeiros se aventuraram e estudaram sobre o terroir e características únicas da região, em que o Malbec, tradicional variedade de uva do país, encontrou o lugar ideal para prosperar. Merlot, pinot noir, semillon e torrontés também têm suas produções por aqui.

Com vistas exuberantes e diferentes experiências com produtos locais, vinícolas premiadas fizeram casa e recebem turistas para almoços em seus restaurantes e degustações de seus rótulos em passeios especiais por suas propriedades.

Vale dizer que os visitantes também encontram restaurantes liderados chefs renomados que usam a criatividades para executar menus que trazem à tona os sabores do país em diferentes etapas.

Entre vinícolas e restaurantes, confira a seguir 11 endereços que devem estar no seu roteiro pelo Vale do Uco:

Vinícolas

Andeluna

Bodega Andeluna tem capacidade de produção de mais de 1 milhão de litros e oferece diferentes experiências aos visitantes / Reprodução Facebook

Situada próxima da parte mais alta da Cordilheira dos Andes, a ideia da Andeluna nasceu em 2003, quando uma das famílias mais conhecidas do mundo do vinho na Argentina, a Reina Rutini, se uniu ao americano Ward Lay, filho do fundador da PepsiCo.

Com renome na Argentina e no mercado internacional, a adega tem vinhedos a perder de vista, capacidade para cerca de 1,5 milhão de litros em tanques de inox, cave subterrânea com mil barricas de carvalho e armazenamento de perto de 1 milhão de garrafas. Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc são as especialidades – não deixe de experimentar o Blanc de Cabernet Franc.

Além do tour, o local oferece diferentes experiências aos visitantes, que podem escolher entre degustações ou refeições harmonizadas no restaurante. Elas podem ser consultadas neste link e duram de uma a três horas, dependendo da escolha. A vinícola passará a ter hospedagem em breve, com cabanas de 40 m² no meio do vinhedo com vista para a Cordilheira.

Andeluna: RP89 Km 11, M5561 Tupungato, Mendoza, Argentina / Tel.: (+54) 9 261 508 9525 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h / Reservas podem ser feitas neste link ou pelo e-mail: visita@andeluna.com.ar

Domaine Bousquet – Naturally Organic Wine

Bodega Bousquet foi aberta em 1997; restaurante, local para hospedagem e diferentes experiências estão à disposição dos visitantes / Reprodução site

A família Bousquet, do sul de França, conta com quatro gerações na sua longa história e tradição vitivinícola. Chegaram em Mendoza na década de 1990 para conhecer a região e ficaram encantados pelas características únicas que encontraram. Em 1997 adquiriram 110 hectares em Tupungato, onde foi instalada uma das primeiras vinícolas estrangeiras no país.

O principal objetivo era aliar as técnicas de vinificação europeias ao clima e terroir excepcionais do local. A Bousquet produz vinhos orgânicos tratando suas vinhas com práticas biológicas, sem necessidade de utilização de pesticidas ou quaisquer outros produtos sintéticos. Sua capacidade de produção é de 4,5 milhões de litros de vinho.

O grupo possui o Gaia Lodge, um local para hospedagem, além de um restaurante. São diversas experiências entre tours, aulas de culinárias, diferentes tipos degustações, menus harmonizados e até uma cavalgada pelo vinhedo que é finalizada com um almoço em cinco etapas. Todas as opções podem ser encontradas e reservadas neste link.

Domaine Bousquet: RP89 km. 7, M5561 Tupungato, Mendoza, Argentina / Tel.: (+54) 2622 480 000 / Reservas e informações sobre o local ou restaurante podem ser encontradas pelo site ou pelos e-mails: turismo@domainebousquet.com e restaurante@domainebousquet.com.

Bodega Zuccardi Vale do Uco

Restaurante Piedra Infinita Zuccardi
Restaurante da Zuccardi, a Piedra Infinita, oferece menu sazonal com vista privilegiada à Cordilheira dos Andes / Divulgação

A família Zuccardi tornou-se figura chave na história e no futuro da viticultura na Argentina com seu início em 1963. Após algumas fases, Sebastián Zuccardi, viticultor e membro da terceira geração da família, deslocou o vinhedo para um novo território, no Vale do Uco, após muitos estudos da região.

A construção da adega começou em 2013 e em 2016 as portas foram abertas na zona de Paraje Altamira. O edifício é uma verdadeira homenagem às montanhas de Mendoza e foi criado para que fizesse parte do ambiente e não competisse com ele. As pedras dominam toda a imponente estrutura.

O local abriga o restaurante Piedra Infinita, com menu sazonal em quatro etapas elaborado com ingredientes regionais. A vista pelos janelões dão direito para Cordilheira – que não cobra pelo couvert artístico. A harmonização fica por conta, é claro, dos elogiados vinhos Zuccardi, em especiais os brancos.

Para aqueles que vão à bodega com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o espaço e história, há diferentes passeios disponíveis em que os visitantes percorrem toda a propriedade, descobrindo as características e particularidades dos diferentes solos que dão identidade aos vinhos. São propostas distintas que podem ser consultadas neste link. Elas podem incluir almoço ou apenas degustações.

Zuccardi Vale do Uco: Costa Canal Uco s/n – Paraje Altamira, San Carlos, Mendoza / Tel.: (+54) 261 4410090 / Horário de funcionamento restaurante: de segunda a domingo, das 12h30 às 15h. Quintas, sextas e sábado, às 20h / Reservas precisam ser feitas pelo site.

Alfa Crux

Ambiente interno do restaurante da Alfa Crux, o Crux Cocina, com vistas para vinhedos, lago e a Cordilheira
Ambiente interno do restaurante da Alfa Crux, o Crux Cocina, com vistas para vinhedos, lago e a Cordilheira / Saulo Tafarelo

A Alfa Crux fica no lugar da antiga Fournier. Futurista e moderna, a vinícola é uma obra de arte arquitetônica. Em um lugar amplo, com vinhedos a se perder de vista, oferece degustações e visitas guiadas. Sua cave, uma das maiores da América do Sul, está a 15 metros abaixo do nível do solo e tem capacidade para 10 mil barricas em seis níveis, sendo apelidada de “templo do vinho”. Há também uma galeria de arte no espaço.

Seu restaurante, o Crux Cocina, é comandado pelo chef Edward Holloway, e é uma ótima opção para almoço com os melhores rótulos da casa. Seu pé direito altíssimo, todo envidraçado, além da área externa dar vista a um lago com peixes e para a Cordilheira. O menu é em seis etapas, com a harmonização inclusa.

Alfa Crux: Calle Los Indios s/n, M5567 Valle de Uco, Mendoza, Argentina/Tel.: (+54) 9 261 467-1021/Horário de funcionamento do restaurante: de segunda a domingo, das 12h30 às 14h30 (fechado às quartas)/ Reservas podem ser feitas neste link.

Bodega La Azul

Bodega La Azul tem hospedagem e restaurante com menu harmonizado / Divulgação

A La Azul é uma pequena vinícola localizada aos pés do imponente Cordón del Plata, parte da Cordilheira dos Andes. No estilo bodega-boutique, abriu em 2003 e, além de local para hospedagem. oferece um restaurante, o Restó de La Azul, onde os clientes encontraram receitas típicas da região, em que escabeches, empanadas, churrasco e bondiola na brasa são alguns exemplos.

O menu é servido em etapas e harmonizado com os vinhos produzidos no local. O visitante também pode fazer um tour pela bodega e optar apenas pela experiência da degustação dos rótulos – para tudo é necessário reserva.

Bodega La Azul: Caminos del Vino, M5561 Tupungato, Mendoza, Argentina/Tel.: (+54) 2622 603 443 (Whatsapp)/Horário de funcionamento: terça a domingo; degustações das 10h às 12h ou 16h / Reservas devem ser feitas pelo e-mail: administracion@bodegalaazul.com ou pelo número de whatsapp. Mais informações no site.

Bodegas Salentein

Salentein oferece passeios, experiências e degustações em seu espaço, que conta com restaurante, wine bar e pousada para hospedagem / Divulgação

Mais de 49 hectares de habitat nativo desértico foram preservados e fazem parte da paisagem da Salentein, em que o horizonte é dominado pelos Andes cobertos de neve. A bodega foi projetada em formato de cruz, o que reduz a trajetória percorrida pela uva e pelo vinho durante as etapas do processamento. Aberta diariamente, oferece visitas guiadas que são divididas entre diferentes propostas e degustações.

A mais completa garante um dia inteiro de atividades ao visitante, começando com um tour privado por galeria de arte seguido de um tour pelos vinhedos e vinícola. Ela inclui também uma degustação na sala principal e outras às cegas no Wine Bar do espaço.

A experiência termina com um almoço em etapas no restaurante do local, o Espacio Salentein, comandado pelo chef Matías Gil Falcón, que também oferece menus à la carte e opções de menus e harmonizações para todos os visitantes, priorizando os ingredientes locais – elas podem ser conferidas aqui. Por fim, o espaço também oferece hospedagem, a Pousada Salentein, com 14 quartos rodeados de jardins, vinhedos e piscina sazonal com vista para a Cordilheira.

Salentein: Ruta 89 s/n, km 14, M5563 Los Arboles de Villegas, Mendoza / Tel.: (+54) 261 686 0153 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h; horário do restaurante: todos os dias, das 12h às 15h / Reservas para experiências feitas pelo site ou para o restaurante pelo e-mail: espacioalentein@salentein.com

SuperUco

SuperUco é resultado do sonho de quatro irmãos; sede fica localizada no centro de um octógono / Reprodução Instagram

Construída em uma área em forma de octógono, a vinícola SuperUco está localizada bem no centro da propriedade. O desenho circular dá acesso à plantação das vinhas e à horta biológica familiar.

A pequena bodega é um empreendimento de apenas dois hectares totalmente biodinâmico. É resultado do sonho de quatro irmãos que desenvolveram a ideia por quase cinco anos e hoje colhem os frutos da aposta.

O local tem um restaurante próprio que oferece diferentes opções de menu-degustação. A vinícola também oferece visita guiada em que sua história, maneira de entender o terroir e filosofia de trabalho são contadas – ela não inclui degustações. Todas as opções podem ser conferidas neste link.

SuperUco: Ruta 94 km. 11, Los Chacayes, Mendoza, Argentina / Tel.: (+54) 261 559 4391 / Reservas e mais informações neste link ou pelo e-mail: info@superuco.com

Flecha de Los Andes

Flecha de Los Andes é resultado da parceria de dois franceses experientes no mundo do vinho / Reprodução site

A Flecha de Los Andes é resultado de uma parceria dos franceses Benjamin de Rothschild e Laurent Dassault em busca de um grande terroir aos pés dos Andes, a Flecha de Los Andes.

Os vinhos produzidos pela bodega seguem o conceito “Wine Estate”, ou seja; são elaborados a partir de um único vinhedo, localizado no mesmo local da vinícola, mais especificamente em Vista Flores, sub-região do Vale do Uco, hoje reconhecida mundialmente pela produção de seus vinhos.

A vinha de 102 hectares foi plantada em 1999, onde Malbec e Cabernet Franc são os protagonistas.

Vinícola Flechas de los Andes: Clodomiro Silva S/ – Vale de Uco – Argentina / Tel: (+54) 261 6222729 / Mais informações de visitas e degustações podem ser solicitadas pelo e-mail: turismo@fdla.com.ar

Restaurantes

Siete Fuegos

Siete Fuegos é o restaurante do The Vines Resort & Spa comandado pelo chef Francis Mallmann / Reprodução Facebook

Liderado por Francis Mallmann, autoridade quando o assunto é brasa, o Siete Fuegos é o restaurante do The Vines Resort & Spa. O nome é uma alusão à filosofia dele de cozinhar em fogo aberto, criando pratos típicos da culinária regional e valorizando a carne argentina.

Dos jardins e dos terrenos circundantes, a casa traz à mesa ingredientes locais e sazonais que são combinados com vinhos argentinos de premiadas vinícolas, seja no almoço ou no jantar. O menu é em três etapas, com diferentes opções para se escolher entre entradas, pratos principais e sobremesas. Eles podem ser degustados do lado de fora ou de dentro do salão, com vista para a dança da cozinha.

O local também serve menus para veganos, vegetarianos e aderentes da alimentação Kosher – basta avisar no ato da reserva.

Siete Fuegos: Ruta Provincial 94, km 11, Tunuyán, Vale de Uco, Mendoza / Tel.: (+54) 261 461 3910 / Horário de funcionamento: almoço, das 12h30 às 15h; jantar, das 19h30 às 22h. Reservas podem ser feitas neste link.

Tupungato Divino

Restaurante fica entre os vinhedos e não tem cardápio fixo; ingredientes são locais, harmonizando com os principais rótulos da região / Divulgação

Rodeado de vinhedos, o restaurante Tupungato Divino oferece comida regional combinada com diferentes rótulos de vinhos das principais bodegas da região. Ele é comandado pela chef Jennifer Sosa, que dá atenção aos comensais explicando o que está sendo servido, já que o menu não é convencional e nem existe um cardápio fixo.

De acordo com a época, a horta disponibiliza legumes para a entrada que se combinam com mousses, caçarolas e pães recheados. Para o prato principal, as carnes argentinas prevalecem como favoritas. As massas são artesanais e a sobremesa é composta por diversas preparações doces com sabores e texturas diferentes. A paisagem é exuberante, com verde para todo o canto e vista para Cordilheira, e, além do restaurante, há acomodações  para hospedagem.

Tupungato Divino: Ruta 89 y calle Los Europeos. Tupungato Mendoza / Tel.: (+ 54) 9 2622 448 948 / Reservas podem ser feitas pelo e-mail: reservas@tupungatodivino.com.ar

Diam’s – Bistrot & Bar à Vins

O restaurante Diam’s está dentro da Bodega Diamandes e tem inspiração em bistrôs franceses / Divulgação

O restaurante Diam’s abriu as portas em 2017 dentro da Bodega DiaMandes e foi resultado do desejo de oferecer uma culinária local de alto nível com um toque da gastronomia francesa.

Comandado pelo chef Santiago Orozco Russo, o conceito de bistrô francês ganha sua versão argentina e valoriza os alimentos locais, utilizando técnicas da gastronomia molecular. O restaurante oferece quatro menus anuais, criados a cada estação do ano, priorizando os ingredientes de horta orgânica própria, e, claro, pensados para harmonizar com os rótulos da vinícola.

O comensal tem direito a escolher entre um menu de quatro ou sete tempos. Ambos dão direito a uma visita à bodega antes ou depois do almoço.

Diam’s – Bistrot & Bar à Vins: Clodomiro Silva S/N Vista Flores Tunuyan Mendoza, M5565 Vista Flores, Mendoza, Argentina / Tel.: (+54) 9 261 657 5472/Horário de funcionamento: almoços de quarta a domingo, às 13h, 14h ou 14h30/Reservas podem ser feitas pelo site.