Onde comer em Salta e Cafayate: conheça 8 restaurantes pela região na Argentina

Empanadas e asados salteños não faltam nos restaurantes locais, assim como respeito aos ingredientes da província, tudo harmonizado com vinhos de alta altitude

Ambiente externo do Pacha, cozinha de autor em Cafayate
Ambiente externo do Pacha, cozinha de autor em Cafayate Reprodução/Instagram

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Salta, Argentina

Junto de suas paisagens arrebatadoras, a província de Salta presenteia os viajantes com uma culinária típica, com ingredientes e técnicas tradicionais do norte da Argentina.

Seja nas cidades de Salta ou em Cafayate, os visitantes têm à disposição restaurantes que servem à mesa uma típica cozinha salteña, em que empanadas e assados não faltam. Isso tudo harmonizado, claro, com vinhos de alta altitude das mais emblemáticas vinícolas regionais.

A seguir, confira onde comer em Salta e Cafayate, incluindo opções de restaurantes em hotéis, vinícolas e no meio do caminho entre as duas cidades:

Salta

  • El Baqueano

Ambiente do El Baqueano, no Cerro San Bernardo, com vista para Salta / Reprodução/Instagram

Presente na lista dos melhores restaurantes da América Latina do 50 Best, o El Baqueano residiu por 13 anos em Buenos Aires até se mudar para o Cerro San Bernardo, com vistas panorâmicas de Salta. No topo da colina a cozinha trabalha com ingredientes de pequenos produtores e pescadores de várias regiões argentinas.

O chef Fernando Rivarola serve um menu-degustação sazonal com direito a carnes autóctones, como lhama ou jacaré, em pratos contemporâneos. Os vinhos ficam a cabo da sommelier Gabriela Lafuente, que tem à mão rótulos naturais e da região.

El Baqueano: Cima del Cerro San Bernardo, Centro, Salta, Argentina / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 19h à 0h / Reservas via site.

  • La Table de House of Jasmines

Típicas empanadas salteñas do La Table de House of Jasmines /

Dentro do hotel House of Jasmines, o La Table preconiza produtos frescos de horta própria e coloca à mesa ingredientes locais junto de carnes argentinas harmonizadas com vinhos da região.

O chef Diego Fernandez é quem pilota o fogão e realiza um trabalho que eleva matérias-primas andinas a refeições caprichadas.

Ervas aromáticas são combinadas com carnes tradicionais da Argentina e do norte do país, assim como vinhos de vinícolas da região regam almoços e jantares. E não se esqueça da tradicional empanada salteña, imperdível no restaurante.

La Table de House of Jasmines: Ruta Nacional N 51 km 6, La Merced Chica, Salta, Argentina / Tel.: +54 9 2614 90 2339 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 22h30.

  • Restaurante Don Salvador

No térreo do hotel Almería, a pouca distância da praça principal de Salta, fica o Don Salvador, restaurante que serve uma variedade de pratos, não somente salteños, mas também com carnes diversas, peixes, mariscos e massas.

O menu muda de tempos em tempos e traz recorrentemente proteínas junto a legumes e vegetais regionais. Ao lado dos pratos são ofertados também vinhos das bodegas mais conhecidas da província, incluindo os vinhos de alta altitude de Cafayate.

Restaurante Don Salvador: Vicente López 146, Salta, Argentina / Tel.: +54 387 521-7948 / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 12h30 às 15h e das 20h30 à 0h / Reservas via site.

Cafayate

  • Milla7


Próximo de Cafayate, na Quebrada de las Conchas, vale uma paradinha gastronômica no Milla7, que serve comida regional em formato de tapas. A casa serve desde as clássicas empanadas, chorizo de porco caramelizado até locro, típico ensopado de abóbora, feijão e milho.

Tudo isso acompanhado de vinho próprio: no meio do cenário desértico, o restaurante é integrado a um vinhedo, de onde saem uvas para vinhos tintos, brancos e rosés. O local tem salão climatizado, sala de degustação subterrânea e terraço.

Milla7: Km 11, Ruta Nacional 68, Cafayate, Salta, Argentina / Tel.: +54 3868 408460 / Horario de funcionamento: quarta-feira a domingo e feriados, das 12h às 16h / Reserva via site.

  • Pacha – Cocina de Autor


O Pacha, liderado pelo casal Tomás Casado e Soledad García, serve um menu diário com ingredientes que provêm de produtores locais e de amigos de Cafayate. Com experiência em cozinhas da Europa, Tomás, que lidera os fogões, visa aliar produtos regionais a criações contemporâneas que destacam as características dos ingredientes.

A cozinha é aberta e à mesa são servidos vinhos exclusivamente dos Valles Calchaquíes e das mais emblemáticas vinícolas de Cafayate.

Pacha – Cocina de Autor: Av. Gral. Gümes Sur, 143, Cafayate, Salta, Argentina / Tel.: +54 3868 426033 / Horário de funcionamento: terça a sábado, turnos às 19h, 21h e 21h30; depois das 22h por ordem de chegada / Reservas via site

  • Bodega Piatelli


A Piatelli é uma das mais conhecidas vinícolas da Argentina, com vinhedos também em Mendoza. Em Cafayate, além de hotel luxuoso, a Piatelli opera um restaurante de instalações caprichadas em um local pitoresco.

A grelha, o disco de arado e o forno de barro são ferramentas utilizadas na confecção dos pratos, em que o tradicional asado brilha na casa, com costelas cozidas na chama, legumes, caçarolas e empanadas salteñas.

O restaurante serve menus de diferentes tempos com harmonização com vinhos da casa e oferece também cardápio à la carte.

Restaurante Bodega Piatelli: Ruta Provincial, 2 Km3, Cafayate, Salta, Argentina / Tel.: +54 9 261 405-8333 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 19h.

  • Bodega El Esteco


A El Esteco é uma das mais tradicionais vinícolas de Cafayate e, como parte de suas experiências, possui um restaurante no Patios de Cafayate, hotel próprio da vinícola.

O menu traz os sabores e aromas do norte do país com pratos típicos elaborados com produtos da região, como diversos cortes de carne, entradinhas típicas e sopas, os quais são harmonizados com os vinhos El Esteco.

Tudo isso aliado a um ambiente sedutor em meio a uma construção histórica colonial rodeada por jardins e pelas paisagens áridas.

Bodega El Esteco: Bifurcação entre Rota 40 e Rota 68, Cafayate, Salta, Argentina / Tel.: + 54 9 3868 414262 / Horário de funcionamento: aberto para o almoço / Reservas via site.

  • Restaurante Altalaluna

Altalaluna oferece almoços e jantares em ambiente externo / Reprodução/Instagram

Aberto também a não hóspedes, o restaurante do hotel Altalaluna oferece almoços e jantares em um ambiente tranquilo rodeado por árvores. Da cozinha saem pães artesanais, doces da época, queijos de produtores locais, legumes de horta própria e empanadas de forno de barro.

Croquetas, mollejas, ojo de bife e legumes misturados a carnes diversas cozidos debaixo da terra são mais opções, as quais podem ser experimentadas à la carte ou em etapas com harmonização de rótulos da Bodega Tukma.

Altalaluna – Hotel Boutique & Spa: Rota 40 km 4326, Tolombón, Salta, Argentina / Tel.: +54 387 582 4501 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 15h e das 19h30 às 23h.

Bônus: Posta de las Cabras

A Rota Nacional 68 liga Salta e Cafayate por um trajeto repleto de paisagens desérticas que parecem ter saído de um filme.

Se a fome bater no caminho, a dica é a parada na Posta de las Cabras, um local simples à beira da estrada no km 88 que sacia visitantes com empanadas, sopas, alfajor e docinhos diversos.