Onde esquiar com crianças? Confira destinos na Europa, EUA e Japão

Conheça destinos de neve no Hemisfério Norte que reúnem desde programas culturais até esportes em temperaturas abaixo de zero para as mais diversas faixas etárias

Daniela Filomeno, do Viagem & Gastronomia
Sun Valley Resort, nos EUA, é conhecido pela ampla oferta de atividades familiares e para crianças
Sun Valley Resort, nos EUA, é conhecido pela ampla oferta de atividades familiares  • Divulgação/Sun Valley Resort
Compartilhar matéria

As férias na neve podem ser sinônimo de diversão em família. É com essa mentalidade que busco destinos ao redor do mundo que oferecem um mix de pistas para diferentes níveis, instrutores qualificados e atividades que não ficam restritas às descidas de esqui.

A boa notícia é que o Hemisfério Norte nos surpreende com um cardápio variado de resorts que colocam a família como uma das prioridades, reunindo atividades que vão desde programas culturais até esportes em meio às temperaturas abaixo de zero.

De destinos já conhecidos dos brasileiros, como Park City, nos Estados Unidos, a Megève, na França, e outros não tão comentados por aqui, como Niseko, no Japão, e Smugglers' Notch, no estado americano de Vermont, selecionei abaixo um miniguia que mescla sugestões para todos os gostos, em diferentes territórios.

Dicas para atividades na neve

Daniela Filomeno no Jungfraujoch – Top of Europe, nos arredores de Grindewald, na Suíça • CNN Viagem & Gastronomia
Daniela Filomeno no Jungfraujoch – Top of Europe, nos arredores de Grindewald, na Suíça • CNN Viagem & Gastronomia

Antes de colocar as botas, preste atenção: em viagens com crianças, é recomendado reservar as aulas de esqui com antecedência, já que as vagas para programas infantis podem esgotar rapidamente, especialmente em feriados. Também alterne aventuras ao ar livre com momentos mais tranquilos em ambientes fechados e aquecidos - um chocolate quente sempre cai bem!

Vai esquiar pela primeira vez? Leve diferentes camadas de roupa para dentro e fora das pistas e não se esqueça dos óculos escuros e do protetor solar. Também fique de olho nos eventos sazonais dos resorts: você pode surpreender a família inteira com atividades especiais.

Confira 12 destinos de neve para curtir com a família no Hemisfério Norte:  

Niseko (Hokkaido, Japão)

Monte Yotei visto a partir da estação de esqui Niseko Annupuri • Wikimedia Commmons
Monte Yotei visto a partir da estação de esqui Niseko Annupuri • Wikimedia Commmons

Niseko é o resort de neve mais conhecido do Japão, com elogios para a qualidade da neve. Além de atrair a comunidade local, tem ganhado destaque entre europeus, americanos e australianos. Fica na ilha de Hokkaido, aos pés do Monte Yotei, e abrange quatro áreas de esqui interligadas: Hirafu, Hanazono, Village e Annupuri.

As áreas oferecem escolinha para crianças, kids club, pista para boias infláveis, rafting na neve e espaço indoor para fugir do frio. Em Niseko Village, o kids club dá conta de entreter os baixinhos com atividades que vão de workshops criativos a aventuras no gelo, incluindo aulinha de esqui e brincadeiras com boneco de neve - há pacotes para o dia todo ou para meio dia que incluem instrutores em inglês. Até 28 de fevereiro de 2026, uma das atividades sazonais é o Snowblox, com construção de esculturas e personagens na neve. As sessões ocorrem duas vezes ao dia com comidas e bebidas quentes - é necessária reserva antecipada.

Em Hanazono, muito procurado por famílias, há o "tube park", onde boias infláveis que escorregam na neve garantem diversão de todos, além do rafting, em que a boia é puxada por profissionais em meio ao cenário congelante. Neste ano, uma das atividades sazonais da estação é a visita do Papai Noel no dia 13 de dezembro e o acendimento da árvore de Natal, além de fogos de artifício em certos sábados da temporada.

Niseko reúne alguns hotéis luxuosos que oferecem conforto para toda família em grande estilo, como o Park Hyatt Niseko Hanazono e o Higashiyama Niseko Village, a Ritz-Carlton Reserve (com uma chave Michelin).

La Plagne (França)

La Plagne é uma das opções interessantes quando o assunto é agradar tanto adultos quanto jovens e crianças. Parte do Paradiski, uma das maiores áreas esquiáveis interligadas do mundo, a estação francesa tem 225 quilômetros de pistas para todos os níveis - é possível até cruzar a área esquiável só por pistas de dificuldade intermediária.

Além do esqui, há trilhas, caminhadas com raquetes, snowbike e passeios contemplativos. O Fun Slope é uma espécie de parque na neve que abriga uma pista de 1,6 quilômetro com túneis, pontes e obstáculos. Também há o Buffalo Park, com cenários do Velho Oeste e oferta de trenó, snowmobile e quadriciclos adaptados. Nos arredores há o bobsled na antiga Pista Olímpica e a Super Tyro Zip Line, uma tirolesa de 600 metros com vistas para o Mont Blanc.

Morzine (França)

Tradicional vila alpina francesa, Morzine faz parte da área esquiável de Portes du Soleil. Fica na região de Alta Saboia, perto da fronteira com a Suíça, podendo ser acessada a partir do aeroporto de Genebra em um trajeto de cerca de 1h30. É um dos resorts mais amigáveis para famílias nos Alpes, com pistas fáceis, áreas de aprendizado e parquinhos para as crianças.

Além de aulas para os menores a partir dos três anos, há pista de patinação no gelo no centro, uma série de áreas para trenós na base da montanha e até o Parc des Dérêches, complexo coberto com piscinas, sauna, quadras, trilhas e mais atividades.

Para adolescentes, pistas um pouco mais desafiadoras e snowmobile estão entre as atividades. No inverno, a vila fica decorada com a magia do Natal e restaurantes servem raclette, fondue e chocolate quente.

Lech (Áustria)

Um dos destinos de esqui mais exclusivos da Europa, Lech também agrada toda a família. Faz parte da Ski Arlberg, a maior área de esqui interligada da Áustria, que inclui resorts vizinhos como St. Anton, Zürs e St. Christoph.

Assim, espere por várias pistas para iniciantes e escolas de esqui, além de sistema de tapetes rolantes, os "magic carpets", e pequenas áreas especiais para os baixinhos. Os hotéis da região contam com kids clubs próprios com atividades diárias, como Hotel Almhof Schneider, duas chaves Michelin e ski in/ski out.

A vila ainda conta com patinação no gelo e passeio de trenó. Depois da diversão, nada melhor do que uma refeição caprichada que envolve fondues e o Gröstle, prato tradicional da região com batatas cozidas e fritas, cebola, carnes e ovo frito.

Megève (França)

Durante a temporada, a comuna francesa se veste com o espírito natalino com uma grande árvore de Natal iluminada no centro do vilarejo, além de uma vila com direito ao Papai Noel. No geral, as ofertas para famílias durante o inverno abrangem aulas de esqui a partir de três anos, em especial no Piou Piou Club, assim como jardim de neve, áreas de tobogã, pistas de gelo, trenós, visita a uma fazenda de renas, snowmobile e snowtubing.

Megève fica a cerca de uma hora de Genebra, com ruas de paralelepípedo e pistas para todos os níveis. A La Caboche, acessível pelo teleférico Chamois a partir do centro, é dica para iniciantes e crianças, já que conta com área para descidas divertidas e mais leves.

Val d'Isère (França)

Igrejinha barroca de 1664 é alma do centro antigo da pequena Val d'Isère • Saulo Tafarelo
Igrejinha barroca de 1664 é alma do centro antigo da pequena Val d'Isère • Saulo Tafarelo

A três horas de Lyon, próximo da fronteira com a Itália, o simpático vilarejo de Val d'Isère possui hotéis com chaves Michelin, como o Le K2 Chogori e Les Barmes de l'Ours, assim como uma unidade do Club Med recentemente reformulada, com acesso direto às pistas.

Lá em cima, nas bases de diversos teleféricos, os baixinhos contam com áreas de lazer especiais chamadas de ValKids. As pistas são adaptadas para os primeiros passos no esqui e algumas possuem tapetes rolantes para ajudar na diversão. De volta ao centrinho, o vilarejo possui o Aquasportif, um centro aquático indoor com piscinas, rio artificial, canhões de água e jatos de massagem. O local aceita crianças a partir dos cinco anos e abre todos os dias até às 21h durante a temporada, com diferentes taxas.

Em uma das pontas do vilarejo há a Adroit Farm, fazenda que promove encontro com animais, como cavalos e vacas, além de abrigar uma queijaria. No centro também há a Maison de Val, pensada para as crianças, o que inclui cinema, biblioteca multimídia, salas de jogos e área de leitura.

Grindewald-Wengen (Suíça)

Grindelwald-Wengen fica no centro da região de esqui mais conhecida dos Alpes Suíços, a Jungfrau. Há escolas de esqui tanto na vila de Grindelwald quanto em Wengen (que é fechada para carros), com programas dedicados às crianças. Uma das áreas de fácil acesso para elas é a Bodmi Arena, em Grindelwald, assim como o setor Männlichen, acessível a partir de Wengen, procurado pelo terreno suave.

Mas há muito mais do que apenas pistas: a região abriga o Snow Fun Park, parque com tirolesa, "tubing", snowboard e descida de trenó. Nos arredores, inclusive, há pistas longas dedicadas ao trenó, como a Big Pintenfritz, considerada a pista de sledding mais longa dos Alpes, com cerca de 15 quilômetros.

Outra atração para toda a família é o First Cliff Walk, passarela de aço que se projeta para fora da face da montanha, oferecendo vistas de dar calafrios. Para uma excursão de dia inteiro, não perca a visita ao Jungfraujoch – Top of Europe, onde fica a estação ferroviária mais alta da Europa, a mais de 3,4 mil metros. Ali há o Palácio de Gelo e deques de observação, ideais de serem curtidos com os baixinhos.

Val Gardena (Itália)

Val Gardena faz parte das Dolomitas e, além de satisfazer os mais experientes, seduz famílias com atividades e diversões com ou sem gelo. Vários são os hotéis que oferecem clubinhos e atividades diárias para os menores, incluindo propriedades em Ortisei, St. Cristina e Selva.

Atividades como tobogã, patinação no gelo e caminhadas com raquetes de neve são comuns durante a temporada. Para pistas de iniciantes, há áreas mais indicadas em Seiser Alm, mas os apaixonados por adrenalina têm lugar certo em Sella Ronda, ao redor do o maciço de Sella.

Smugglers' Notch (Vermont, EUA)

Smugglers’ Notch oferece uma gama de pistas, áreas e atividades para as crianças • Smugglers’ Notch Resort
Smugglers’ Notch oferece uma gama de pistas, áreas e atividades para as crianças • Smugglers’ Notch Resort

Conhecido por ser um dos resorts de esqui mais familiares dos Estados Unidos, o Smugglers' Notch fica no estado de Vermont e abrange três montanhas: Sterling, Madonna e Morse. O resort oferece um cardápio diverso de atividades para crianças, incluindo pistas para os baixinhos, "tubing" e serviços de babá.

Para termos uma ideia, o programa de cuidados infantis aceita bebês a partir de seis semanas. Há instrutores e escola de esqui e snowboard para as mais diversas idades, assim como atividades especiais ao longo da temporada, incluindo para adolescentes, como noites de jogos no The Alley Teen Center, um espaço voltado só para eles.

Também há a Fun Zone 2.0, grande espaço indoor com ping-pong, minigolfe, pula-pula, laser tag, parede de escalada e fliperama. Se quiser voltar à neve, a Morse Mountain é a mais indicada para os baixinhos, com área reservada em terreno suave para iniciantes.

Beaver Creek (Colorado, EUA)

A cerca de 160 quilômetros de Denver, o Beaver Creek Resort é uma alternativa para férias em família no Colorado, já que o destino tem áreas específicas para explorar com as crianças. O McCoy Park é um deles, cheio de pistas suaves para iniciantes e famílias - no topo do teleférico há o Eaton Haus, cabana aquecida com bebidas e lanches.

Na base da montanha há o Haymeadow Park, com esteiras rolantes e áreas dedicadas ao aprendizado dos baixinhos - o recomendado é a partir dos três anos. Também há o Red Buffalo Park, área com esculturas de neve, aulas de esqui e atividades ecológicas a mais de três mil metros de altitude. Para adoçar o dia, procure pela loja de doces Candy Cabin, no alto da montanha, e o The Parlour, para chocolate quente e sundae (por que não?).

O vilarejo ainda conta com o Beaver Creek Wonder, instalação de arte noturna com flores de gelo gigantes, globos de neve e esculturas; trilhas com sapatos especiais; e pista de patinação no gelo. Entre os hotéis da região há o Park Hyatt Beaver Creek e o The Ritz-Carlton, Bachelor Gulch. O resort fica perto de Vail, outro local conhecido pelas diversões na neve em família, que inclui resorts das bandeiras Four Seasons e Grand Hyatt.

Sun Valley (Idaho, EUA)

Criança em aula com instrutor no Sun Valley Resort • Divulgação/Sun Valley Resort
Criança em aula com instrutor no Sun Valley Resort • Divulgação/Sun Valley Resort

Sun Valley carrega um peso histórico por ser considerado o primeiro resort de esqui dos Estados Unidos, aberto nos anos 1930. Fica nas Montanhas Rochosas e abrange a cidade de Ketchum, a principal base. O resort abriga duas montanhas: Bald Mountain e Dollar Mountain, esta última com áreas específicas para iniciantes, sem altas doses de adrenalina.

Durante a temporada, o resort tem um programa de "Winter Camp", que garante diversão e cuidados de crianças entre dois e seis anos. As atividades incluem ioga na neve, corridas de revezamento na neve, percurso de obstáculos e caça o tesouro. O dia inteiro sai por US$ 185 (cerca de R$ 1 mil).

No centrinho também há cinema da década de 1930, boliche no hotel Sun Valley Lodge e pista de patinação no gelo. Outras atividades que podem ser compradas incluem passeios de trenó e trilhas com sapatos especiais. Para os esquiadores experientes, a Bald Mountain tem pistas com inclinações bastante íngremes.

Park City e Deer Valley (Utah, EUA)

Vista aérea do Deer Valley Resort, um dos melhores resorts de esqui dos Estados Unidos • Tom Kelly/Flickr
Vista aérea do Deer Valley Resort, um dos melhores resorts de esqui dos Estados Unidos • Tom Kelly/Flickr

Park City é uma das maiores cidades-resort dos Estados Unidos e conta com duas estâncias principais em suas imediações: a Park City Mountain e o vizinho Deer Valley Resort, de operação independente e luxuosa, que, juntos, ocupam quase 40 mil hectares. Eles  esbanjam atividades e estão próximos de Salt Lake City.

A Park City Mountain se destaca pelas aulas para as mais diferentes idades para crianças de três a 15 anos, individuais ou em grupos. Outra atração além das pistas é o Woodward, parque com atividades outdoor e indoor que envolve o "tubing" do lado de fora e trampolins gigantes do lado de dentro. Fora das pistas há o Parque Olímpico de Utah, que sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 e que hoje é usado como espaço multiuso com museu e atividades de bobsled.

Já Deer Valley possui uma das maiores escolas de esqui do país, com aulas que podem acontecer ao lado de um atleta olímpico. No geral, há aulas em grupo ou individuais para crianças entre três e 17 anos, além de centro infantil para crianças de dois meses a 12 anos que não praticam esqui. Para a temporada, uma série de eventos sazonais para toda a família agita o pedaço, como visita do Papai Noel, programa de "minichefs", decoração de gingerbreads e encontro com mascotes.

Vale dizer que Deer Valley proíbe snowboard na montanha, abrindo espaço para neve fofa e pistas mais tranquilas para diferentes níveis. Na hospedagem, hotéis como o St. Regis e Grand Hyatt são destaques.

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais