Onde ficar em Jujuy: 5 hospedagens na província argentina

Marcados pelas paisagens e pela simplicidade da província, hotéis e pousadas acolhem visitantes em vilarejos próximos das mais famosas atrações de Jujuy

Daniela Filomeno no El Manantial del Silencio, hotel com 20 acomodações em Purmamarca
Daniela Filomeno no El Manantial del Silencio, hotel com 20 acomodações em Purmamarca CNN Viagem & Gastronomia

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Jujuy, Argentina

A província de Jujuy é marcada por paisagens áridas, em que as maravilhas naturais esculpidas pelo tempo são as principais atrações turísticas da região.

Seja em Purmamarca, em Tilcara ou até no meio das Salinas Grandes, os visitantes encontram hospedagens acolhedoras, muitas delas simples, mas que dão conta de receber bem quem passa pela região.

Confira a seguir onde ficar em Jujuy, com cinco hospedagens por diferentes cidades e comunidades da província:

  • El Manantial del Silencio (Purmamarca)

Com apenas 20 acomodações, o El Manantial del Silencio tem como “quintal” o Cerro de los Siete Colores, um dos cartões-postais da província de Jujuy. Em Purmamarca, no coração da Quebrada de Humahuaca, o hotel foi construído nos anos 2000 em estilo neocolonial espanhol com materiais locais.

O pequeno hotel dispõe de 18 quartos duplos, uma suíte com sala de estar e uma acomodação maior, como uma casa, com dois quartos e dois banheiros.

Sem televisões nos quartos, há uma sala de estar principal com TV, piscina, spa, adega e restaurante que se inspira na riqueza da gastronomia andina sob a tutela do chef Sergio Latorre – pense em milho, carne de lhama, truta, quinoa, amaranto, queijo de cabra e carne seca.

El Manantial del Silencio: Ruta Nacional Nº52 Km 3,5; Purmamarca – Quebrada de Humahuaca, Jujuy – Argentina / Tel.: +54 0388 4908080 / Reservas via site.

  • Pristine Salinas Grandes Luxury Camp (Salinas Grandes)

Pristine Salinas Grandes Luxury Camp tem domos no deserto de sal e oferece experiência gastronômica no almoço / Divulgação

Em pleno Deserto de Sal da Argentina fica o Pristine Salinas Grandes Luxury Camp, que disponibiliza quatro domos no meio de um cenário pitoresco. As acomodações variam entre 29 e 39 m² e ficam suspensas em cima do deserto.

No total, acomodam até 10 hóspedes por estadia, que inclui café da manhã, chá e jantar com produtos regionais (almoços estão inclusos em estadias de duas noites ou mais). Experiências também estão inclusas, como visita aos famosos piletones de sal, interpretação das constelações durante à noite e visita a comunidades e vilas próximas.

Para os não hóspedes, há também uma experiência gourmet com menu de almoço de três passos harmonizados com vinhos da Bodega Colomé.

Pristine Salinas Grandes Luxury Camp: Salinas Grandes, Jujuy / Tel.: +54 9 11 6033-7460 / Reservas via site.

  • Hostería Terrazas de la Posta (Purmamarca)

A poucos metros do centro da cidade, a Hostería Terrazas de la Posta fica aos pés do Cerro de los Sietes Colores e possui 13 quartos.

A posição privilegiada faz com que os hóspedes apreciem dos quartos e do terraço as paisagens do entorno, como as montanhas e a ambientação árida. A estadia inclui café da manhã.

Hostería Terrazas de la Posta: Pasaje Santa Rosa de Lima, s/nº – Purmamarca, Jujuy – Argentina / Tel.: +54 9 388 433-6286 (WhatsApp) / Reservas via site.

  • Las Marías Hotel Boutique (Tilcara)

Las Marias é opção de hospedagem em Tilcara, na província de Jujuy / Reprodução/Site

O Las Marías é um simpático hotel boutique a três quadras da praça principal de Tilcara, cidade que é lar do sítio arqueológico Pucará de Tilcara.

O local possui suítes com vistas para o entorno natural da cidade, bem como pátio com churrasqueira e forno de barro e piscina ao ar livre. O café da manhã está incluso na tarifa e a equipe bem treinada ajuda os hóspedes a reservar passeios, restaurantes e atividades pela região.

Las Marías Hotel Boutique: Sorpresa 573 – Tilcara, Jujuy – Argentina / Tel.: +54 9 3884 17-8723 (WhatsApp) / Reservas via site.

  • Posada de Luz (Tilcara)

Também a três quadras da praça principal de Tilcara e a cerca de um quilômetro de Pucará de Tilcara, a Posada de Luz oferece uma estadia aconchegante em nove quartos de diferentes tamanhos.

A pousada conta com piscina, churrasqueira típica e café da manhã com pães e produtinhos locais.

Posada de Luz: Ambrosetti 661 – Tilcara, Jujuy – Argentina / Tel.: +54 9 388 7470798 / Reservas via site.