Os patrimônios ameaçados de extinção na lista da World Monuments Watch 2022
O Parque Estadual de Monte Alegre, no estado do Pará, aparece na lista, que inclui também mesquitas, castelos, sinagogas e até uma ilha; confira os 25 destinos
De um castelo inglês ameaçado pelas mudanças climáticas a um marco egípcio esquecido, o World Monuments Watch deste ano destaca 25 patrimônios culturalmente significativos, mas ameaçados de extinção.
O World Monuments Watch é um projeto administrado pelo World Monuments Fund, uma organização sem fins lucrativos que destaca locais históricos e culturais ameaçados em todo o mundo.
A cada dois anos, o WMF adiciona novos pontos à sua lista de observação, trazendo conscientização e ajudando a angariar fundos para a proteção contínua dos sites.
Até o momento, a organização diz que contribuiu diretamente com mais de US$ 110 milhões (cerca de R$ 565 milhões) para projetos em mais de 300 locais. O World Monuments Fund diz que os destinos também obtêm benefícios econômicos significativos com o aumento da visibilidade que vem com um lugar na lista.
Novos destinos em potencial podem ser indicados por indivíduos e organizações lideradas pela comunidade. Este ano, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) – uma organização que também pesa na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO – e um grupo independente de especialistas em patrimônio de todo o mundo vasculharam mais de 225 indicações antes de se estabelecerem na lista de 2022 .
Mudanças climáticas e outras ameaças
Os locais destacados este ano incluem Hurst Castle, uma fortaleza histórica na costa sul da Inglaterra que desmoronou parcialmente com tempestades em 2021. O WMF diz que a inclusão do castelo à lista de observação “pode ajudar a chamar a atenção para o impacto das mudanças climáticas por meio de monitoramento contínuo.”
As mesquitas e o cemitério Koagannu das Maldivas também foram colocados na lista devido aos riscos associados ao clima, com o World Monuments Fund afirmando que os efeitos prejudiciais do aumento do nível do mar já podem ser vistos no local.
O WMF também destaca locais que celebram vozes sub-representadas na história, incluindo o Garcia Pasture, no Texas, nos EUA, o lar ancestral da Tribo Carrizo/Comecrudo, além de locais impactados pelo que chama de “turismo desequilibrado”.
No Egito, a antiga cidade de Abidos é destacada como um local “pouco visitado por turistas, apesar de sua importância cultural”.
E embora o parque arqueológico de Teotihuacan, no México, seja um destino popular, o World Monuments Fund inclui o local em sua lista de 2022 para destacar que a sua popularidade não significa necessariamente que os moradores locais colhem benefícios econômicos.
-
1 de 4
Mesquita da Cidade de Bagerhat, Bagerhat, Bangladesh, também está na lista de 2022 do World Monuments Fund • Shutterstock
-
2 de 4
Túmulo de Jahangir, Lahore, Paquistão: O World Monuments Fund diz que este local requer restauração "para promover novas visitas e fornecer espaço verde inestimável para recreação comunitária dentro de um ambiente urbano em expansão" • Cortesia World Monuments Fund
-
3 de 4
Parque Estadual de Monte Alegre, Brasil: Este parque brasileiro, conhecido por suas pinturas rupestres, também está na lista deste ano • Cortesia World Monuments Fund
-
-
4 de 4
Mesquitas e cemitério Koagannu, Maldivas: Este cemitério histórico nas Maldivas está incluído na lista de observação de monumentos mundiais deste ano devido à ameaça representada pelo aumento do nível do mar • Cortesia World Monuments Fund
Outros pontos notáveis da lista incluem os edifícios históricos de Beirute em uma área da cidade libanesa danificada por uma explosão em 2020, além do centro histórico da cidade de Benghazi, na Líbia – prejudicado pelo conflito contínuo.
“O relógio deste ano demonstra que a preservação do patrimônio pode oferecer soluções inovadoras para os desafios globais contemporâneos”, disse Bénédicte de Montlaur, presidente e CEO da WMF, em comunicado.
“Instamos o mundo a apoiar as comunidades e salvar esses lugares de extraordinária importância cultural. Os locais de patrimônio são um recurso incrível para abordar questões maiores que a sociedade enfrenta, bem como as necessidades locais de reconhecimento, acesso, participação e oportunidades econômicas”.
Do Brasil, o Parque Nacional de Monte Alegre, no Pará, também aparece na lista do WMF. O destino, que completou 20 anos no fim de 2021, abriga o sítio arqueológico mais antigo da Amazônia Sul Americana, e possui pinturas rupestres de mais de 11 mil anos. Além disso, o parque é habitat natural de espécies de animais ameaçadas de extinção, como a Cacaué, a ave Aratinga maculata.
Lista de Observação dos Monumentos Mundiais de 2022
– Kinchela Aboriginal Boys Training Home, Kinchela, Austrália
– Mesquita Cidade de Bagerhat, Bagerhat, Bangladesh
– Paisagem cultural do povo Bunong, província de Mondulkiri, Camboja
– Mansões fortificadas de Yongtai, província de Fujian, China
– Ilha de Sumba, Indonésia
– Edifícios históricos de Beirute, Líbano
– Hitis (fontes de água) do Vale de Katmandu, Nepal
– Tumba de Jahangir, Lahore, Paquistão
– Nuri, Sudão
– Hurst Castle, Hampshire, Reino Unido
– Lamanai, vila da igreja indiana, Belize
– Parque Estadual de Monte Alegre, Brasil
– La Maison du Peuple, Ouagadougou, Burkina Faso
– Abidos, Egito
– Edifícios tradicionais Asante, Gana
– Tiretta Bazaar, Calcutá, Índia
– Centro histórico da cidade de Benghazi, Líbia
– Mesquitas e cemitério Koagannu, Maldivas
– Teotihuacan, San Juan Teotihuacan, México
– Paisagem cultural Yanacancha-Huaquis, distrito de Miraflores, Peru
– Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos, Estações Marinhas (Murais de Almada Negreiros), Lisboa, Portugal
– Sinagoga de tecido e herança judaica de Timişoara, Timişoara, Romênia
– Africatown, Mobile, Alabama, Estados Unidos
– Garcia Pasture, Brownsville, Texas, Estados Unidos
– Arquipélago de Socotra, Iêmen