Oscar 2026: saiba onde são ambientados os indicados a Melhor Filme
Cenários dos longas vão de grandes centros urbanos a paisagens bucólicas ao redor do mundo

A cerimônia do Oscar 2026 acontece no próximo domingo (15), em Los Angeles. Uma das categorias mais aguardadas da noite é a de Melhor Filme, que conta com dez indicados e, tradicionalmente, é a última a ser revelada. Neste ano, produções de diferentes regiões do mundo concorrem ao prêmio, incluindo do Brasil e da Noruega.
Entre os cenários das obras, há desde localizações em florestas e montanhas dos Estados Unidos e no interior rural da Inglaterra até Recife, no Brasil, e Oslo, na Noruega, passando por grandes cidades, atmosferas bucólicas e até endereços fictícios.
Confira abaixo onde são ambientados os longa-metragens indicados a Melhor Filme no Oscar 2026:
"F1- O Filme"

Em "F1- O Filme", Sonny Hayes (Brad Pitt), fenômeno mais promissor da Fórmula 1 dos anos 1990, sofreu um grande fracasso. Trinta anos depois, vive do trabalho como piloto nômade de aluguel, até que é contatado pelo ex-companheiro de equipe Ruben Cervantes (Javier Bardem), dono de uma equipe de Fórmula 1 à beira do colapso.
Ruben convence Sonny a voltar à ativa para uma última chance de salvar o time e ser o melhor do mundo, pilotando ao lado de Joshua Pearce (Damson Idris), o novato-revelação do grupo.
"F1: O Filme" foi rodado durante os fins de semana nas pistas dos Grandes Prêmios reais. A ambientação principal é nos Estados Unidos, mas o longa também se passa (e foi gravado) em circuitos em Spa-Francorchamps, na Bélgica; na Cidade do México; em Monza, na Itália; em Silverstone, no Reino Unido; no Hungaroring, na Hungria; em Suzuka, no Japão; em Zandvoort, na Holanda; e também no Grande Prêmio de Abu Dhabi, na Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos.
A equipe também filmou em circuitos que não são da Fórmula 1, incluindo Daytona Beach, nos Estados Unidos.
"Frankenstein"

O filme é uma adaptação da clássica obra "Frankenstein" (1818), de Mary Shelley. Oscar Isaac interpreta Victor Frankenstein, um cientista brilhante e perturbado que assume para si a missão egocêntrica de gerar uma nova forma de vida. Esse experimento dá origem à Criatura, vivida por Jacob Elordi.
No longa de Guillermo del Toro, o público vai dos confins do Ártico aos sangrentos campos de batalha da Europa do século XIX, enquanto Frankenstein e sua Criatura partem em busca de sentido em um mundo que parece enlouquecido.
O filme é ambientado em Edimburgo, capital da Escócia. Com ruas de pedra, arquitetura medieval e vistas sobre colinas e castelos, a cidade reúne história, cultura e paisagens dramáticas. O cenário único é reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco.
"Hamnet: A Vida Antes de Hamlet"

A produção é uma adaptação do livro homônimo de Maggie O'Farrell e narra a história de amor e luto de Agnes e William Shakespeare, imaginando como a perda do único filho do casal poderia ter inspirado a criação do clássico "Hamlet". O título é estrelado pelos atores indicados ao Oscar Jessie Buckley e Paul Mescal.
O longa se passa no Reino Unido, onde Shakespeare viveu com sua família. É ambientado tanto na cidade de Stratford-upon-Avon quanto na Londres do fim do século XVI. Na vida real, outras localidades ajudaram a dar vida à Inglaterra rural da era elisabetana, como o vilarejo de Weobley e a casa de campo Cwmmau Farmhouse, no condado de Herefordshire.
O filme fez tanto sucesso que a casa de infância original de Shakespeare, em Stratford-upon-Avon, e o chalé da família de Anne Hathaway, nas redondezas, têm atraído uma nova onda de turistas.
"Uma Batalha Após A Outra"

"Uma Batalha Após A Outra" mistura drama e comédia ao narrar a relação entre um pai, Bob (Leonardo DiCaprio), e sua filha, Willa (Chase Infiniti). O ápice da história gira em torno da busca incessante de Bob por Willa após seu sequestro por um antigo inimigo.
Para reencontrar a primogênita, o protagonista é forçado a enfrentar fantasmas do passado e a reunir antigos companheiros para uma missão perigosa.
Tudo isso acontece na Califórnia, nos Estados Unidos, em diferentes cidades. Logo no início, o protagonista participa de uma ação na fronteira com o México. Ao longo de vários anos, ele atua em grandes centros urbanos e, mais tarde, vai para a pacata cidade fictícia de Baktan Cross.
"Pecadores"

Protagonizado por Michael B. Jordan, também indicado à categoria de Melhor Ator no Oscar 2026, o longa conta a história dos gêmeos Smoke e Stack, que acabaram de voltar à cidade e comprar uma serraria com a ideia de transformá-la em um bar de blues. Eles recrutam diversos conhecidos para participar dessa jornada.
A trama se passa em Clarksdale, no Delta do Mississippi, em 1932, onde a comunidade negra vive segregada e oprimida por grupos de ódio.
Conhecida como o berço do blues, a cidade conta com o Museu Delta Blues e passeios de canoa pelo Rio Mississipi. Além disso, há mais de uma dúzia de festivais de música ao longo do ano, além dos tradicionais juke joints, bares que mantêm shows ao vivo todos os dias.
Apesar de a trama ser ambientada nessa localidade, o filme foi gravado na vida real no estado vizinho de Louisiana, nos arredores de Nova Orleans.
"O Agente Secreto"

O longa brasileiro é um thriller político que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Porém, ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
O longa se passa majoritariamente na capital pernambucana, com cenas gravadas em cenários famosos de Recife, como o Cinema São Luiz, que é tombado como monumento histórico pelo governo de Pernambuco. As filmagens também passaram pelo Ginásio Pernambucano, a escola mais antiga em atividade do Brasil, pela Universidade Federal de Pernambuco, pelo Parque 13 de Maio, pela lanchonete Chá-Mate Brasília e pela Rua da União.
O filme tem impulsionado a criação de roteiros a pé pela capital pernambucana, jogando luz ao centro histórico da cidade.
"Valor Sentimental"

O drama familiar norueguês acompanha o reencontro das irmãs Nora (Renate Reinsve) e Agnes (Inga Ibsdotter Lilleaas) com o pai ausente, Gustav (Stellan Skarsgård), um renomado diretor. Ele está trabalhando em um novo projeto e convida uma jovem atriz americana em ascensão, interpretada por Elle Fanning, para o papel — que acaba se envolvendo nessa complexa dinâmica familiar.
A história se passa em uma casa histórica em Oslo, capital da Noruega. A cidade gelada conta com o famoso Parque Vigeland, que abriga mais de 200 esculturas do artista que dá nome ao parque. Outro passeio famoso é a Ópera de Oslo, onde é possível subir ao telhado e apreciar a vista.
"Bugonia"

Baseado no filme sul-coreano de 2003 chamado "Save the Green Planet!", o longa narra a história de uma poderosa CEO da indústria farmacêutica chamada Michelle Fuller (Emma Stone), que é sequestrada por dois conspiracionistas convencidos de que ela é uma alienígena.
Apesar de ter sido gravado no Reino Unido, o filme é ambientado nos Estados Unidos e lança luz sobre os desafios vividos pela sociedade norte-americana. As filmagens também ocorreram em Atlanta, no estado da Geórgia, a exemplo da área de Ansley Park, e na Grécia, na praia de Sarakiniko, na ilha de Milos.
"Marty Supreme"

"Marty Supreme" acompanha Marty (Timothée Chalamet), um ousado e agitado prodígio do tênis de mesa de Nova York na década de 1950. Em um esporte que poucos levam a sério, ele navega por lealdades complexas e crises pessoais enquanto tenta passar dos jogos "underground" para a fama internacional.
O longa se passa tanto na cidade quanto nos arredores de Nova York, mas o público também acompanha o mesa-tenista em torneios em Londres, no Reino Unido, em Paris, na França, e em Tóquio, no Japão.
"Sonhos de Trem"

O filme retrata a história de Robert (Joel Edgerton), lenhador que ajudou a construir pontes e ferrovias nos Estados Unidos no início do século XX. A narrativa se desenvolve quando ele conhece uma jovem que transforma completamente sua vida, levando-o a constituir uma família. No entanto, o enredo sofre reviravoltas devido às transformações sociais e tecnológicas da época.
A história se passa nas florestas de Idaho Panhandle, no noroeste dos Estados Unidos. A região conta com lagos, estações de esqui, passeios de pesca e cruzeiros fluviais. Porém, na vida real, o filme foi rodado majoritariamente no estado de vizinho de Washington, mais especificamente nos condados de King, Pend d’Oreille, Pierce, Spokane, Stevens e Whitman.
Um destaque do filme é a participação do diretor de fotografia Adolpho Veloso, brasileiro indicado na categoria de Melhor Fotografia.


