Magic Kingdom é parque mais visitado do mundo; Beto Carrero lidera na América Latina

Dados relativos a 2022 apontam que parques da Disney e da Universal pelo mundo saíram na frente no número de visitantes; Brasil se destaca também com parques aquáticos

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia São Paulo

O reinado do Magic Kingdom se estende para fora da fantasia: o parque temático do complexo da Disney na Flórida foi o mais visitado do mundo em 2022, ano em que recebeu 17,1 milhões de visitantes.

O número representa um aumento de 35% em relação ao ano anterior, quando recebeu 12,6 milhões de visitantes.

É o que aponta o Theme Index, relatório anual da Themed Entertainment Association (TEA), associação internacional sem fins lucrativos que representa os maiores players do mercado de entretenimento do mundo, em conjunto com a consultoria multinacional AECOM.

Em segundo lugar na lista vem o irmão mais velho do Magic Kingdom, o Disneyland Park no Disneyland Resort, em Anaheim, na Califórnia, que recebeu 16,8 milhões de pessoas no ano passado, aumento de 97% quando comparado a 2021, em que o número foi de 8,5 milhões de visitantes.

Para fechar o pódio, o Universal Studios Japan, em Osaka, no Japão, registrou a passagem de 12,3 milhões de visitantes.

Vale destacar que do top 10 de parques mais visitados no ano passado, sete são ligados à Disney, enquanto os outros três são do selo da Universal.

No total, os 25 parques temáticos mais visitados do mundo em 2022 somaram 178,5 milhões de visitantes, quantia 43% maior do que foi registrado em 2021, quando os reflexos da pandemia fizeram com que 124,6 milhões de pessoas visitassem propriedades temáticas ao redor da Terra.

Em 2022, de acordo com o relatório, os operadores dos parques se concentraram em melhorar a experiência dos visitantes, em que foram capazes de alcançar ou superar receitas pré-pandêmicas mesmo com níveis de atendimento reduzidos. Com um mercado competitivo, “experiências memoráveis ​​e de alta qualidade” ajudam a impulsionar a demanda futura.

Programações sazonais, como Halloween e outros eventos, também tiveram papel importante no mercado local, já que os operadores criaram motivos para que indivíduos visitassem os parques várias vezes no ano.

Confira abaixo os 10 parques temáticos mais visitados do mundo em 2022: 

  1. Magic Kingdom, Walt Disney World Resort Orlando, Flórida – 17,1 milhões
  2. Disneyland Park, Disneyland Resort, Anaheim, Califórnia – 16,8 milhões
  3. Universal Studios Japan, Osaka, Japão – 12,3 milhões
  4. Tokyo Disneyland, Tokyo Disneyland Resort, Tóquio, Japão – 12 milhões
  5. Universal’s Islands of Adventure, Universal Orlando, Orlando, Flórida – 11 milhões
  6. Disney’s Hollywood Studios, Walt Disney World Resort Orlando, Flórida – 10,9 milhões
  7. Universal Studios Florida, Universal Orlando, Orlando, Flórida – 10,7 milhões
  8. Tokyo Disney Sea, Tokyo Disneyland Resort, Tóquio, Japão – 10,1 milhões
  9. Epcot, Walt Disney World Resort Orlando, Flórida – 10 milhões
  10. Disneyland Paris, Disneyland Paris Resort, Paris, França – 9,9 milhões

Brasil na liderança na América Latina

Beto Carrero World, em SC, também é o maior parque temático da América Latina / Divulgação

Entre os parques temáticos mais visitados da América Latina, o Beto Carrero World liderou o ranking em 2022.

O parque na cidade de Penha, em Santa Catarina, registrou 2,3 milhões de visitantes, salto de 23% quando comparado a 2021, ano em que o parque recebeu 1,8 milhão de pessoas.

Assim, em 2022, o Beto Carrero World deixou para trás nomes como Six Flags Mexico, na Cidade do México, com 1,7 milhão de visitantes, e o XCaret, em Cancún, também no México, com aproximadamente 1,4 milhão de visitantes.

O ranking para a América Latina conta com 10 parques, os quais, no total, receberam 8,9 milhões de pessoas, 35% a mais do que em 2021. Além do Brasil e do México, a lista destaca ainda parques no Chile, Guatemala, Colômbia e Argentina.

Parques aquáticos: Disney e Brasil em destaque

Thermas dos Laranjais é 4º parque aquático mais visitado do mundo, segundo dados de 2022 / Reprodução/Instagram

Os parques aquáticos também ganharam destaque no relatório. Estados Unidos, Bahamas e Brasil saem na frente segundo dados de visitantes em 2022 em propriedades na América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico.

O parque aquático mais visitado do mundo no ano passado foi o Disney’s Typhoon Lagoon, parte do complexo em Orlando, na Flórida, com 1,9 milhão de visitantes.

Também em Orlando, quem figura em segundo lugar é o Universal’s Volcano Bay, com 1,8 milhão de turistas; em terceiro lugar vem o Aquaventure Water Park, parte do complexo Atlantis nas Bahamas, com 1,75 milhão de visitantes.

Já o Brasil figura na quarta posição: o Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), atraiu 1,72 milhão de turistas em 2022. Ainda entre os 10 melhores, o Hot Park Rio Quente, em Rio Quente (GO) registrou 1,4 milhão de pessoas e figura na nona posição entre os mais visitados parques aquáticos do mundo.

Confira os 10 parques aquáticos mais visitados do mundo em 2022: 

  1. Disney’s Typhoon Lagoon, Walt Disney World Resort Orlando, Flórida – 1,9 milhão
  2. Universal’s Volcano Bay, Universal Orlando, Orlando, Flórida – 1,85 milhão
  3. Aquaventure Water Park, Bahamas – 1,75 milhão
  4. Thermas dos Laranjais, Olímpia, São Paulo – 1,72 milhão
  5. Therme Erding, Erding, Alemanha – 1,7 milhão
  6. Chimelong Water Park, Guangzhou, China – 1,62 milhão
  7. Aquatica, Orlando, Flórida – 1,54 milhão
  8. Aquaventure, Dubai, Emirados Árabes Unidos – 1,5 milhão
  9. Hot Park Rio Quente, Rio Quente, Goiás – 1,4 milhão
  10. Aquapalace, Praga, República Tcheca – 1,2 milhão

No recorte da América Latina, o Brasil lidera o ranking: de 10 parques, seis pertencem ao território nacional.

Constam na lista o Thermas dos Laranjais em segundo lugar (1,72 milhão de visitantes); o Hot Park Rio Quente em terceiro (1,4 milhão); o Beach Park, em Aquiraz (CE), em sexto (782 mil); o Thermas Water Park, em São Pedro (SP), em sétimo (753 mil); o Hot Beach, em Olímpia (SP), em oitavo (620 mil) e o Parque Aquático Magic City , em Suzano (SP), em nono (616 mil).