Qual o museu mais visitado do mundo? Dica: não é o Louvre
Dos 20 museus mais visitados do mundo em 2024, China lidera a lista com 14 endereços; confira ranking

O Museu do Palácio é o museu mais visitado do mundo. Ele fica na Cidade Proibida, em Pequim, na China, e recebeu 17 milhões de visitantes no ano passado.
Os dados são do TEA Global Experience Index 2024, relatório divulgado no fim de outubro pela TEA (Themed Entertainment Association), associação internacional que representa os maiores players do mercado de entretenimento do mundo.
O relatório, sempre compilado a partir de dados do ano anterior, aponta que o público combinado dos 20 museus mais visitados do mundo em 2024 foi de 145,9 milhões de pessoas, um aumento de 13,4% em comparação com 2023.
Nenhum museu da América do Sul aparece entre os primeiros colocados. Dos 20 museus mais visitados do mundo compilados no documento, 14 ficam na China. Os outros seis estão espalhados pela França, Inglaterra, Estados Unidos e Vaticano.
Museu mais visitado do mundo

O relatório aponta que o Museu do Palácio, em Pequim, na China, é o mais visitado do mundo. Ele ocupa o mesmo espaço físico que a Cidade Proibida, antigo palácio imperial das dinastias Ming e Qing. A Cidade Proibida é um Patrimônio Mundial Cultural da Unesco e se refere ao sítio histórico como um todo; já o Museu do Palácio corresponde à instituição que administra as coleções imperiais, inaugurado em 1925.
O Museu do Palácio é o maior museu de arte das culturas antigas da China, compreendendo quase 1,9 milhão de peças, incluindo pinturas, caligrafias, inscrições, bronzes e artigos de ouro e prata. Segundo informações do governo chinês, o local cobre uma área de cerca de 720 mil metros quadrados, com área construída de 150 mil metros quadrados, reunindo mais de 70 palácios e mais de nove mil salas.
O museu abre em duas temporadas: a alta vai de 1º de abril a 31 de outubro de cada ano, com ingressos a 60 yuans (cerca de R$ 45,50) por pessoa. A baixa vai de 1º de novembro a 31 de março, com o ingressos custando 40 yuans (R$ 30) por pessoa. Informações sobre horários e rotas podem ser conferidas no site.
Confira os 20 museus mais visitados do mundo em 2024:
- Museu do Palácio (Cidade Proibida, Pequim, China) — 17 milhões de visitantes;
- Chengdu Wuhou Shrine Museum (Chengdu, China) — 14,57 milhões;
- Museu do mausoléu do Imperador Qinshihuang - Exército de Terracota (Xian, China) — 11,61 milhões;
- Museu do Louvre (Paris, França) — 8,73 milhões;
- Museu da Guerra do Ópio (Dongguan, China) — 7,22 milhões;
- Museu Nacional da China (Pequim, China) — 6,95 milhões;
- Museus do Vaticano (Vaticano) — 6,82 milhões;
- Museu Nanshan (Shenzhen, China) — 6,80 milhões;
- Museu Britânico (Londres, Reino Unido) — 6,48 milhões;
- Museu de História Natural de Londres (Londres, Reino Unido) — 6,30 milhões;
- Museu Sanxingdui (Guanghan, China) — 5,99 milhões;
- The Metropolitan Museum of Art (Nova York, EUA) — 5,72 milhões;
- Museu de Nanquim (Nanquim, China) — 5,68 milhões;
- Museu de Ciência e Tecnologia da China (Pequim, China) — 5,42 milhões;
- Museu Americano de História Natural (Nova York, EUA) — 5,40 milhões;
- Museu do Dr. Sun Yat-sen (Zhongshan, China) — 5,10 milhões;
- Museu de Suzhou (Suzhou, China) — 5,09 milhões;
- Museu de Liwan (Cantão, China) — 5,08 milhões;
- Museu Provincial de Hubei (Wuhan, China) — 5 milhões;
- Museu de Hunan (Changsha, China) — 4,9 milhões.
Mudanças na lista
O crescimento da China no relatório se deve, em parte, pela ampliação da definição de museus adotada pela Themed Entertainment Association. Agora, segundo explicações da associação, também passam a fazer parte da lista "locais históricos que possuem componentes museológicos significativos".
A associação aponta que, até o final de 2024, a China tinha 7.046 museus registrados no país, o equivalente a um museu para cada 200 mil pessoas. Ao longo do ano, quase 1,5 bilhão de indivíduos visitaram os museus chineses, que realizaram cerca de 40 mil exposições e mais de meio milhão de atividades educacionais.
De acordo com o relatório, os museus chineses se beneficiam pelos seguintes fatores:
- grande população doméstica;
- alta densidade urbana;
- forte compromisso do governo em investir em instituições culturais;
- predominância de modelos de preços gratuitos ou de baixo custo.
Para compilar a lista, o time da associação obtém dados por meio de diversas fontes, incluindo estatísticas fornecidas diretamente pelos operadores, assim como dados históricos, relatórios financeiros, organizações de turismo locais, associações de atrações nacionais e internacionais e, quando necessário, estimativas profissionais.
Parques temáticos mais visitados do mundo
Além dos museus mais visitados do mundo, o TEA Global Experience Index 2024 divulgou os parques temáticos que registraram a maior frequência de visitantes no ano passado.
O Magic Kingdom Park, no Walt Disney World Resort, em Orlando, na Flórida, segue como o parque temático mais visitado do mundo, com 17,83 milhões de visitantes em 2024. No recorte da América Latina e do Caribe, o Beto Carrero World, em Penha (SC), é o líder do mercado, com 2,5 milhões de visitantes registrados.


