Roteiro por Xangai: 8 dicas para os amantes da moda

De loja que parece um museu de arte contemporânea a ruas cheias de pontos descolados, Luiza Mallmann compartilha seus endereços prediletos na megalópole chinesa

Luiza Mallmann, colaboração para o Viagem & Gastronomia
Xangai, na China
Xangai é uma das maiores cidades da China e possui uma interessante cena fashion  • Unsplash
Compartilhar matéria

Xangai tem uma das maiores áreas urbanas do mundo, com estimativa de mais de 25 milhões de habitantes. Além de grandiosa, é também uma das cidades mais cosmopolitas da China, funcionando como um ímã para a moda.

Foi isso que testemunhou Luiza Mallmann, designer e diretora criativa da Ryzí. Além de compartilhar seu roteiro gastronômico por Paris e por cidades do Marrocos, Luiza divide abaixo um miniguia de lojas, ruas e bairros na megalópole chinesa. Xangai, inclusive, entrou no radar dos brasileiros e tem sido uma das cidades mais pesquisadas para viagens na China neste ano.

A seleção de Luiza inclui locais modernos e revitalizados, onde marcas independentes e até grandes nomes do mercado local dividem o teto - todos com uma curadoria nada óbvia.

Confira 8 locais para um roteiro fashion em Xangai:

1. Xintiandi

Na zona central de Xangai, a área comercial de Xintiandi é repleta de lojas e shoppings, também reunindo uma interessante variedade de restaurantes. É uma área primordialmente exclusiva para pedestres, ótima para agradáveis caminhadas.

O bacana é que os arredores combinam arquitetura histórica com modernidade, já que as antigas casas não foram demolidas, mas deram espaço para novos usos. Por aqui, procure pelos shoppings Xintiandi Style I e Xintiandi Style II, repletos de marcas chinesas e internacionais, com uma maioria de etiquetas asiáticas. Como fica no centro da metrópole, a área é bem servida de metrô.

2. Haus Nowhere

A Haus Nowhere não é uma loja como estamos acostumados. Mais do que um local de compras, ela reúne instalações de arte, se assemelhando a um museu contemporâneo, com experiências sensoriais fora da caixinha. Para quem ama moda e arte, é uma parada obrigatória.

Entre os produtos, a loja oferece a junção de todas as marcas da IICOMBINED, empresa sul-coreana que está por trás da Gentle Monster, famosa por seus óculos, e de outras marcas, que vão desde produtos de beleza até de utensílios de mesa. Mas não para por aí: o espaço ainda traz uma curadoria fantástica de várias etiquetas descoladas.

Apesar de lotada, vale muito a pena. A Haus Nowhere também mantém lojas em Seul e em Shenzhen.

Haus Nowhere: 798-812, Mid-HuaiHai Rd., Distrito de Huangpu, Xangai, China / Mais informações no Instagram.

3. TX Huaihai Youth Energy Center

Considerado um epicentro de cultura jovem da região, o TX Huaihai é repleto de marcas locais, incluindo a minha favorita, que considero a mais linda da China, a Shushu/Tong, que nasceu na própria Xangai e tem coleções divididas por temporadas que vestem a "mulher moderna".

Mas o local não funciona apenas como um shopping: no passado, foi uma loja de departamento tradicional, mas em anos recentes foi revitalizado e se tornou um núcleo que envolve compras e cultura, com instalações de arte, música e uma atmosfera inovadora. Durante o dia é ideal para compras, mas de noite o local é embalado por música e DJs.

A visita é essencial para quem gosta de mergulhar em uma cultura local vibrante, dinâmica e muito estilosa. O TX fica na Middle Huaihai Road, uma das maiores e mais conhecidas ruas de compras do centro de Xangai - a mesma da Haus Nowhere.

TX Huaihai Youth Energy Center: 523 Middle Huaihai Road, Xangai, China / Mais informações no Instagram.

4. Anfu Road e Wukang Road

Interior de loja na Anfu Road, cheia de interessantes marcas locais • Luiza Mallmann
Interior de loja na Anfu Road, cheia de interessantes marcas locais • Luiza Mallmann

A Anfu e a Wukang são ruas perpendiculares que contam com várias lojas de marcas locais. Localizadas no distrito de Xuhui, são repletas de lojas temporárias que fazem filas e mais filas de jovens, além de diversos cafés para todos os gostos.

Minha dica é andar sem pressa pela área e parar para tomar café em um estabelecimento aleatório. Mas atenção: é necessário ir bem preparada, já que a região é bem tradicional, com locais sem adaptação ou suporte para outros idiomas, como o inglês.

5. 13 de Marzo

Dentre as lojas da Anfu Road, destaco 13 de Marzo, etiqueta fundada por designers chineses conhecida por roupas e acessórios que levam a incorporação de ursinhos de pelúcia em 3D.

O local ainda é lar para um café para lá de instagramável, com ursinhos em todos os cantos, inclusive como brinde nos copos de café.

13 de Marzo: 322 Anfu Road, Distrito de Xuhui, Xangai, China / Mais informações no site.

6. Harmay

Outro nome para ficar de olho na Anfu Road é a Harmay, loja de cosméticos chinesa que expõe seus produtos de uma maneira fora do comum, com uma pegada bem contemporânea. A loja da Anfu Road é também uma perfumaria, com itens do mundo todo.

Harmay: Room 102, Prédio 2, nº 322, Anfu Road, Distrito de Xuhui, Xangai, China / Mais informações no site.

7. Anta Sports

Nanjing Road é uma das principais vias comerciais e de pedestres de Xangai • Howei Wang/Unsplash
Nanjing Road é uma das principais vias comerciais e de pedestres de Xangai • Howei Wang/Unsplash

Outra marca específica que recomendo é a Anta, cuja loja principal fica na Nanjing Road, a mais importante via comercial de toda Xangai.

A Anta é uma das maiores etiquetas chinesas no segmento de roupas esportivas e, neste endereço, a grife dedica toda uma seção para o upcycling, ou seja, que reutiliza materiais e produtos descartados para criar novas peças.

Anta Sports: 378 Nanjing Rd (E), Huangpu, Xangai, China / Mais informações no site.

8. Park Mall

Park Mall, loja conceito descolada em Xangai • Luiza Mallmann
Park Mall, loja conceito descolada em Xangai • Luiza Mallmann

Localizado no Alluneednow, uma quadra descolada que atrai as gerações mais novas, o Park Mall é uma loja de três andares superconceitual com marcas independentes – internacionais e chinesas -, que trazem diversos itens exclusivos e criativos.

Além de roupas de designers e peças vintage, o espaço também conta com vinis, livros e objetos de decoração. Também há um café delicioso com livraria, perfeito para dar aquela relaxada e partir para o próximo destino.

Park Mall: 98-1 Yanping Rd., Xangai, China / Mais informações no Instagram.

*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia. 

Sobre Luiza Mallmann

Antenada em viagens, Luiza Mallmann é diretora criativa da Ryzí • Acervo Pessoal
Antenada em viagens, Luiza Mallmann é diretora criativa da Ryzí • Acervo Pessoal

Fashionista de carteirinha, Luiza Mallmann é diretora criativa da Ryzí, marca nacional que esbanja bolsas repletas de geometria e elegância. Além de seu talento para moda, Luiza também é entusiasta de viagens — e tudo o que as acompanha, como bons restaurantes, exposições imperdíveis e os hotspots do momento. Suas jornadas mais recentes, registradas em seu perfil no Instagram, incluem destinos como Coreia do Sul, Marrocos, Madri, Cidade do México, Capri, Nova York e Paris.

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais