Tapetes de Corpus Christi: entenda o significado e a tradição no Brasil

A manifestação religiosa reúne moradores e turistas em várias cidades do Brasil tanto na Semana Santa quanto nas celebrações de Corpus Christi

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
O tapete de Corpus Christi é uma tradição brasileira trazida de Portugal
O tapete de Corpus Christi é uma tradição brasileira trazida de Portugal  • Getty Images/ Leila Melhado
Compartilhar matéria

A confecção manual de tapetes coloridos nas ruas, conhecidos como tapetes de Corpus Christi, é uma manifestação religiosa que reúne moradores e turistas em várias cidades do Brasil. A procissão é considerada um prolongamento da missa em local público, segundo o Santuário Nacional de Aparecida, a 181 km de São Paulo.

Apesar da tradição ser forte em algumas cidades históricas de Minas Gerais durante a Procissão da Ressurreição na Semana Santa, no Domingo de Páscoa, é comum ver a confecção de tapetes coloridos durante o Corpus Christi em outros municípios espalhados pelo país. Mas como surgiu esse costume?

No século 18, Portugal trouxe a manifestação durante a colonização do Brasil, sendo que as primeiras ornamentações ocorreram na cidade de Ouro Preto (MG) aproximadamente em 1733.

Desde a vinda da tradição ao Brasil, mudanças estéticas ocorreram na arte da confecção. Nos anos 1960, a serragem de madeira, um material comum na região, substituiu as flores — atualmente, os tapetes também são feitos com grãos, borras de café e outros itens.

A tradição ganhou cor sintética e natural nas décadas seguintes e incluiu elementos religiosos, artísticos e, muitas vezes, até políticos nas artes, segundo o estudo “Entre cores e significados: os tapetes devocionais da Semana Santa em Ouro Preto”, da revista Trilhas da História, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Os tapetes se destacam "por suas características de objeto plástico composto de múltiplas partes justapostas, com materiais e padrões independentes entre si, ainda que motivados pela temática maior da Páscoa", diz a pesquisa "Tapete de Serragem da Semana Santa: Aspectos Desenhísticos de uma Tradição da Cidade de Ouro Preto", da Unicamp.

Quais são os significados dos tapetes?

Conforme o estudo da UFMS, os tapetes de Corpus Christi são expressões culturais de fé e simbolizam a Quaresma, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Além disso, trazem significados sociais e políticos.

"Ao vincular a confecção dos tapetes devocionais ao processo de entendimento e concepção do patrimônio cultural, observa-se que essa tradição preserva, por meio dos símbolos, ritos e narrativas, elementos específicos da cultura, dinâmicas sociais, valores e expressões coletivas que compõem a identidade ouro-pretana e o patrimônio cultural imaterial em questão", diz um trecho da pesquisa em referência à tradição em Ouro Preto, uma das portas de entrada para as cidades históricas mineiras.

Tapetes e Corpus Christi no Brasil

Durante o Corpus Christi, diversas cidades, incluindo grandes capitais, espalham tapetes pelas ruas com ajuda da comunidade, geralmente no entorno de igrejas.

Para se ter uma ideia, mais de 120 mil pessoas são esperadas na celebração que ocorre nesta quinta-feira (19) em Curitiba, que cobrirá o asfalto com 128 tapetes feitos pelos fiéis. O trajeto de dois quilômetros passa pelo caminho entre a Catedral, no Centro, e a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

A prefeitura da cidade de Aparecida também separou um espaço especial para a montagem dos tapetes. Para a celebração, houve interdição total da Rua Monte Carmelo e da Praça Nossa Senhora Aparecida.

Já no Distrito Federal, a Arquidiocese de Brasília realiza a tradicional Solenidade de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios. O local onde passará o Santíssimo Sacramento durante a procissão possui um tapete de 125 metros de extensão, com 25 quadros sobre a fé católica.

Conheça Ouro Preto e as cidades históricas mineiras com o CNN Viagem & Gastronomia: