Veja quais países tiveram mais viagens aéreas em 2024, segundo ranking

Relatório World Air Transport Statistics 2024 também apontou quais são as rotas mais movimentadas do mundo

Maureen O'Hare, da CNN
Veja quais são os países que tiveram mais passageiros aéreos em 2024  • Unsplash/John McArthur
Compartilhar matéria

Os números, às vezes, são um verdadeiro banquete. A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) divulgou o relatório World Air Transport Statistics 2024, recheado de curiosidades para encantar qualquer fã de aviação.

Alguns dados para impressionar os entusiastas da aviação: os Estados Unidos seguem como o maior mercado aéreo do mundo, com 876 milhões de passageiros em 2024 — a maioria em voos domésticos. É quatro vezes mais do que a Índia, que, apesar de ser o país mais populoso do planeta, ocupa apenas a quinta posição no ranking.

A China vem logo atrás dos EUA, em 2º lugar, com 741 milhões de passageiros no ano e um crescimento impressionante de 18,7% em relação a 2023 — muito acima dos modestos 5,2% de alta registrados pelos norte-americanos.

O Reino Unido, mesmo com seus pouco mais de 240 mil km², é o terceiro maior mercado aéreo, com 261 milhões de passageiros em 2024.

Boa parte desses britânicos deve ter desembarcado na ensolarada Espanha, quarto maior mercado global, que somou 241 milhões de passageiros no ano passado.

Rotas mais movimentadas e aviões mais usados

O relatório também revela outros detalhes. Nove das dez rotas mais movimentadas do mundo estão na região da Ásia-Pacífico.

A campeã global é sul-coreana: o voo doméstico de 1h15 entre a cidade turística de Jeju (CJU) e a capital, Seul (GMP), transportou mais de 13 milhões de passageiros em 2024.

Na América do Norte, a rota mais popular é um clássico: Nova York (JFK) – Los Angeles (LAX), percorrida por 2,2 milhões de passageiros no ano.

Na Europa, o trajeto mais concorrido é o voo de cerca de uma hora entre Barcelona (BCN) e Palma de Mallorca (PMI), dois destinos de férias na Espanha, que somou 2 milhões de passageiros. Quem prefere evitar multidões pode conferir nosso guia de regiões espanholas menos saturadas de turistas.

Na América Latina, a campeã é a ponte aérea de 1 hora entre Bogotá (BOG) e Medellín (MDE), que movimentou 3,8 milhões de passageiros em 2024.

Na África, o percurso mais popular é o voo doméstico de 2 horas entre Cidade do Cabo (CPT) e Joanesburgo (JNB), com 3,3 milhões de passageiros.

Por fim, mesmo após uma trajetória marcada por polêmicas e acidentes, o Boeing 737 (incluindo todas as versões) segue como o avião mais usado do mundo, com 10 milhões de voos no ano passado.

Na 2ª e 3ª posições aparecem modelos de fuselagem estreita da rival europeia Airbus: o A320, com 7,9 milhões de voos, e o A321, com 3,4 milhões.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original 
Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais