Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BYD cresce 38% em vendas globais e se mantém entre marcas mais valiosas do mundo

    Marca chinesa terá lançamentos no Brasil

    Dolphin Plus: BYD amplia garantia de produtos no Brasil
    Dolphin Plus: BYD amplia garantia de produtos no Brasil Thiago Ventura/CNN

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    Os números de vendas da montadora chinesa BYD no mês de maio mostram que a empresa mantém um crescimento vigoroso: 331.817 unidades vendidas, o que representa 38% a mais que o dado do mesmo período do ano anterior. Em paralelo a isso, a empresa se manteve entre as dez marcas mais valiosas do mundo.

    No acumulado do ano, a empresa alcançou 1.271.325 veículos elétricos e híbridos plug-in vendidos, representando um crescimento de 26,8% em relação a 2023. Os dados são da própria marca chinesa, tabulados pela Gasgoo, uma empresa especializada em informações e análises da indústria automotiva.

    A BYD atua com carros eletrificados, sejam elétricos puros ou híbridos. Os modelos plug-ins (PHEVs), híbridos, somaram 184.093 unidades, enquanto os elétricos (EVs), puros, totalizaram 146.395 unidades. Somente no exterior, a BYD registrou crescimento de vendas em maio de 267,5% na comparação anual.

    Os modelos mais representativos da chinesa estão nas linhas Dynasty, como o Song Plus, e Ocean, de Dolphin e Dolphin Mini, por exemplo.

    A BYD tem outras submarcas: Denza, que teve 12.223 unidades vendidas, YangWang e FangChengBao com 608 e 2.430 veículos vendidos, respectivamente. Essas três marcas serão vendidas no Brasil e alguns carros já foram vistos nas ruas do país.

    Na contramão do âmbito global, no Brasil, a BYD registrou queda nas vendas do mês passado. A chinesa caiu de 7.037 carros emplacados em abril de 2023 para 5.255 em abril de 2024. Clique aqui e confira os carros mais vendidos no Brasil no último mês.

    Mas a expansão da BYD não se limita apenas ao aumento das vendas. A empresa está ativamente explorando novos mercados e aumentando sua capacidade de produção.

    No Brasil, por exemplo, a marca planeja vender mais de 100 mil veículos elétricos e híbridos plug-in em 2024. O próximo lançamento será o BYD King, um sedã médio híbrido plug-in, rival do Corolla.

    Valor de marca

    A BYD foi novamente incluída entre as dez marcas automotivas mais valiosas do mundo, segundo o relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2024. O valor de marca da BYD ultrapassa US$ 10 bilhões (aproximadamente R$ 54,2 bilhões).

    Em 2023, a BYD registrou vendas superiores a 3,02 milhões de unidades, com as exportações aumentando 334% em relação a 2022. Até agora, a empresa vendeu mais de 7,6 milhões de veículos de nova energia (NEVs).

    O Kantar BrandZ é um sistema de avaliação de marcas que oferece classificações e análises baseadas em insights dos consumidores. A inclusão da BYD na lista das dez marcas automotivas globais mais valiosas pelo segundo ano consecutivo destaca a crescente presença da empresa no mercado global.