Detran do MS libera opção de licenciamento pelo WhatsApp; veja como fazer

Motoristas de Mato Grosso do Sul já podem gerar a guia de licenciamento automaticamente. Mudança no calendário busca evitar falhas na emissão do CRLV-e

Thiago Ventura, colaboração para a CNN Brasil*
Compartilhar matéria

Os proprietários de veículos no Mato Grosso do Sul contam com uma nova opção para emitir a guia de pagamento do licenciamento anual. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) disponibilizou a funcionalidade por meio de sua assistente virtual no WhatsApp, permitindo que o serviço seja realizado de forma automática, sem necessidade de atendimento presencial ou intervenção de um servidor.

A novidade coincide com o início do calendário de licenciamento de 2026. Com a atualização, os motoristas podem solicitar a emissão da guia a qualquer hora do dia utilizando o canal oficial do Detran-MS no WhatsApp.

Anteriormente, o procedimento dependia do encaminhamento da solicitação para um atendente, o que poderia aumentar o tempo de espera. Agora, a assistente virtual realiza todo o processo automaticamente, agilizando o atendimento e reduzindo a necessidade de deslocamento até unidades do órgão. Para obter o serviço, adicione o número (67) 3368-0500 no celular e mande um "oi" pelo aplicativo.

Calendário de licenciamento 2026

Além da ampliação dos serviços digitais, o Detran-MS alterou o cronograma de vencimento do licenciamento obrigatório de 2026. A mudança foi oficializada por meio da Portaria nº 209/2026, publicada no Diário Oficial do Estado.

O novo calendário estabelece que os veículos com placas finais 1, 2 e 3 devem realizar o licenciamento durante o mês de junho. Já os automóveis com placas terminadas em 4, 5 e 6 passam a ter vencimento em julho. Permanecem inalterados os prazos para os demais finais de placa: 7 e 8 em agosto, final 9 em setembro e final 0 em outubro.

Segundo o Detran-MS, a revisão do calendário foi motivada por inconsistências identificadas na comunicação entre os sistemas do próprio departamento e da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), responsável pelo gerenciamento do IPVA.

De acordo com o órgão, essas falhas poderiam impedir, em determinadas situações, a emissão do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em formato eletrônico), mesmo para proprietários que estivessem com parcelas do imposto devidamente quitadas ou com parcelamentos em situação regular.