Boris Feldman
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Boris Feldman

Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

Gasolina sem etanol existe? Sim, mas é proibida para carros; entenda

Especialista explica a função do etanol na gasolina e esclarece mitos sobre o uso de combustível puro em veículos de passeio

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A gasolina sem etanol, também conhecida como gasolina pura, existe, mas seu uso é proibido para carros de passeio no Brasil. Essa informação foi esclarecida por Boris Feldman, especialista automotivo, em recente análise sobre combustíveis.

Feldman explica que a gasolina sem etanol contém chumbo tetraetila, um aditivo tóxico usado para aumentar a octanagem do combustível. Este componente foi eliminado mundialmente do uso em veículos de passeio devido aos seus efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O papel do etanol na gasolina brasileira

No Brasil, o etanol substituiu o chumbo tetraetila como aditivo para aumentar a octanagem da gasolina. Atualmente, a legislação brasileira exige que toda gasolina vendida em postos contenha uma porcentagem de etanol, que varia entre 27% e 30%.

O especialista ressalta que, apesar de alguns manuais de veículos ainda recomendarem o uso de gasolina sem etanol, essa orientação não se aplica ao mercado brasileiro. "Isso não existe mais no Brasil porque é lei. Toda gasolina no posto tem que ter etanol", afirma Feldman.

Gasolina pura: uso restrito à aviação

A gasolina sem etanol, conhecida como AVGAS (gasolina de aviação), é produzida exclusivamente para uso em aeronaves e helicópteros. Seu fornecimento é restrito e controlado, não sendo disponível para venda ao público em geral.

Feldman alerta que tentar usar esse tipo de combustível em carros de passeio não só é ilegal, como pode causar danos ao motor devido à presença do chumbo tetraetila. "Tem gente que tenta e tem gente que até já quebrou a cara, porque essa gasolina com chumbo tetraetila às vezes até prejudica o motor", adverte.

Alternativas para melhor desempenho

Para aqueles que buscam um melhor desempenho do motor, Feldman sugere o uso da gasolina premium. Esta versão contém uma porcentagem ligeiramente menor de etanol (25%) e possui uma octanagem mais elevada, chegando a 102 octanas RON.

"Ela custa mais caro, tem mais octanagem. Tem 102 octanas, RON de octanagem. Mas vai funcionar muito melhor, principalmente nos motores com a taxa de compressão mais elevada", explica o especialista.

Em suma, a gasolina sem etanol é uma realidade, mas seu uso é restrito e regulamentado. Para o consumidor comum, a melhor opção para otimizar o desempenho do veículo continua sendo a gasolina premium disponível nos postos de combustível, sempre respeitando as especificações do fabricante do veículo.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.