Lia Bock: As origens da Black Friday nos EUA e no Brasil

No programa de hoje, ela comentou sobre essa e outras datas que o Brasil 'importa'

Da CNN
26 de novembro de 2020 às 13:45

No Manual do Mundo Moderno desta quinta-feira (26), na CNN Rádio, Lia Bock comentou sobre as origens da Black Friday e sobre outras datas que o Brasil "importa", como o Halloween (Dia das Bruxas).

Além disso, ela falou a respeito dos motivos que levaram o país a deixar de lado o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) celebrado nos Estados Unidos nesta quinta.

Assista e leia também:
Lia Bock: As vítimas de violência sexual e a inadequada forma como são tratadas
Lia Bock: O problema do racismo estrutural no Brasil
Lia Bock: Dicas de séries, livros e filmes para refletir sobre o racismo

Lia Bock comanda o Manual do Mundo Moderno na Rádio CNN
Foto: CNN Brasil

Lia explicou a origem da data, citou alguns costumes gastronômicos e disse que, nos EUA, a celebração desse feriado é mais importante do que a do Natal. "É um dia de fartura, há muitas comidas. Do mesmo jeito que a gente tem o peru no Natal, eles têm o peru [no Dia de Ação de Graças]", contou ela.

"Acho curioso que a Black Friday cai no dia seguinte ao Thanksgiving, o que não é por acaso", afirmou. "Não existe uma explicação totalmente precisa de como surgiu a Black Friday. A ideia era fazer um aquecimento do mercado ligado a essas comemorações."

Segundo Lia, a Black Friday ganhou muita força com as compras online. "No Brasil, ela surge ligada a essas compras. A primeira vez que teve Black Friday aqui foi em 2010, mas foi bem fraquinha", disse ela. "Em 2012, com a popularização das compras online, teve um aumento, mais que dobrou."