William Waack

Brics é uma fantasia sobre relevância, aponta Marcos Lisboa

Ex-secretário do Ministério da Fazenda argumenta que limitar importações prejudica crescimento da produtividade e do desenvolvimento econômico do Brasil

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O ex-secretário do Ministério da Fazenda, Marcos Lisboa, avalia que o Brics é uma "fantasia sobre relevância", questionando a importância real do bloco econômico.

Segundo o economista, "O Brics é uma fantasia de ter alguma relevância, achar que aquilo é importante. Vou dar uma notícia? Não é. A China é importante. A Índia é importante". Lisboa argumentou que o foco em grupos como o Brics pode desviar a atenção de questões mais cruciais para o desenvolvimento econômico do país.

Importância das importações para o crescimento econômico

Lisboa enfatizou a relevância das importações para o desenvolvimento econômico de longo prazo. Ele explicou que o crescimento sustentável está diretamente ligado aos ganhos de produtividade, que por sua vez dependem do acesso a novas tecnologias e equipamentos.

"Desenvolvimento econômico de longo prazo é ganho de produtividade, é com a mesma quantidade de capital de trabalho, você produzir mais. Para isso é muito importante importar, porque a tecnologia está nas máquinas, a tecnologia está nos novos insumos", afirmou Lisboa ao WW Especial.

O economista citou um estudo realizado em parceria com outros pesquisadores, que analisou o impacto da abertura comercial brasileira no final dos anos 90. Os resultados indicaram que a importação de máquinas e equipamentos foi o principal fator responsável pelo aumento da produtividade durante aquele período.

Lisboa criticou a política comercial adotada pelo Brasil nas últimas décadas, argumentando que a limitação das importações tem prejudicado o crescimento da produtividade e, consequentemente, o desenvolvimento econômico do país.

"Infelizmente essa tem sido a agenda do Brasil há 30 anos. Eu espero que o disparate americano não faça a gente dobrar a aposta na escolha errada que a gente fez, que é parte da razão pela qual o Brasil há 40 anos cresce menos que os demais países, muito menos que os demais emergentes, e mesmo menos do que os países desenvolvidos", concluiu o economista.

WW Especial

Apresentado por excepcionalmente por Thais Héria, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais