CNN Brasil Money

Nunes cogita novo leilão para permitir prédios mais altos na Faria Lima

Prefeitura de São Paulo realizou leilão em agosto, mas parte considerável dos certificados acabaram não sendo arrematados

Danilo Moliterno, da CNN Brasil
Av. Faria Lima
Avenida Faria Lima, em São Paulo (SP)  • Foto: Sergio Souza/Unplash
Compartilhar matéria

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, mencionou durante o Incorpora 2025 — principal evento anual do segmento — nesta quinta-feira (9) a possibilidade de realizar um novo leilão de certificados que permitem a construção de prédios mais altos na região da Faria Lima.

Em agosto deste ano, a Prefeitura realizou um leilão de títulos de Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) e arrecadou um total de R$ 1,6 bilhão. Acontece, porém, que dos 164 mil certificados disponibilizados, somente 94 mil foram arrematados.

Nunes sinalizou, à época, que a falta de demanda teria como motivação movimentações nos tribunais: quatro dias antes do leilão, a Justiça suspendeu parte de suas regras — mas na véspera do certame voltou atrás.

“Se houve impacto com relação à segurança jurídica, eu não tenho como cravar cem por cento, mas eu acredito que sim. Do que o mercado precisa? Quem vem aqui comprar um bilhão e seiscentos milhões em certificados são grandes empresas, e elas precisam de segurança jurídica”, disse à CNN Brasil no dia do leilão.

No Incorpora, Nunes indicou que fatores externos impactaram o resultado do leilão e na sequência exclamou: “a gente lança outro leilão mais para frente”.

Em sua participação, o emedebista ainda falou que o projeto de reurbanização de Paraisópolis será um “case mundial”. A arrecadação do leilão vai viabilizar regularizações fundiárias, projetos, obras de infraestrutura e implantação de equipamentos culturais e esportivos na favela.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais