Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja como saber se seu nome está “sujo”

    É comum que as pessoas tenham dúvidas na hora de checar se estão com seu CPF negativado; confira quatro formas diferentes de consultar a situação do seu nome

    Ficar com contas pendentes e acumular dívidas é motivo de dor de cabeça para vida de uma pessoa, visto que pode impedir o financiamento de um imóvel ou até a compra de algum produto a prazo
    Ficar com contas pendentes e acumular dívidas é motivo de dor de cabeça para vida de uma pessoa, visto que pode impedir o financiamento de um imóvel ou até a compra de algum produto a prazo Getty Images

    Luiza Palermoda CNN*

    ão Paulo

    Começa a valer nesta segunda-feira (17) o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil.

    Nesta primeira etapa, os bancos devem tirar da lista de negativados os nomes de devedores pessoa física com pendências de até R$ 100.

    Apesar do novo programa, ficar com contas pendentes e acumular dívidas é motivo de dor de cabeça, visto que pode impedir o financiamento de um imóvel ou até a compra de algum produto a prazo.

    No entanto, é comum que as pessoas tenham dúvidas na hora de checar se estão com seu CPF negativado, o chamado “nome sujo”.

    Veja a seguir três formas diferentes de consultar a situação do seu nome:

    Site ou App do Serasa

    Uma das maneiras mais simples de consultar se seu CPF está negativado é através do Serasa. Primeiro, a pessoa deve acessar o site do Serasa (https://www.serasa.com.br/) e entrar na página “Consultar CPF grátis”.

    Em seguida, será necessário realizar um cadastro e confirmar seu e-mail, caso ainda não tenha.

    Por fim, basta efetuar o login e senha e clicar em “Meu CPF”.

    O usuário será direcionado para uma página em que será possível conferir as pendências e também saber outras informações sobre a dívida, como data de negativação, dados da empresa credora e valor pendente.

    Além do site, o Serasa também disponibiliza um aplicativo, que podem ser baixados tanto no Google Play quanto na App Store.

    Site ou App do SPC Brasil

    Outra opção para checar se seu nome está sujo é através do site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) SPC Brasil.

    Nele também é possível verificar quais empresas será possível realizar uma negociação e ter informações sobre o score de crédito.

    Para isso, é preciso acessar o site do Cadastro Positivo (https://cadastropositivo.spcbrasil.org.br/) e ir em acessar ou criar um acesso com o seu CPF.

    No caso de ser um primeiro acesso, a plataforma pede para o usuário cadastrar um e-mail e uma senha.

    Em seguida, será necessário baixar o aplicativo Google Authenticator para ativar um token. Sempre que usuário realizar um novo acesso, o site irá pedir o código que aparece neste aplicativo.

    Com o acesso criado e liberado, basta clicar em “Consulte seu CPF” para checar registros de inadimplência em seu nome.

    O SPC Brasil também disponibiliza um aplicativo para baixar no Google Play e na Apple Store.

    Chamado “SPC Consumidor”, ele funciona da mesma maneira que o site para consultar a situação do seu nome, mas também disponibiliza informações sobre a pontuação do consumidor.

    Ao acessar o app, o usuário pode fazer seu cadastro e login seguindo as mesmas orientações que no site.

    Logo depois, na página inicial, é possível acessar seu histórico de dívidas e score.

    Site ou App da Boa Vista SCPC

    No site do Boa Vista SCPC (https://www.consumidorpositivo.com.br/) ou pelo aplicativo “Boa Vista Consumidor Positivo”, disponível para baixar no Google Play e na App Store, também é possível checar se a pessoa tem alguma conta pendente que deixou seu CPF negativado.

    O procedimento é o mesmo em ambas as plataformas. O usuário deve acessar a opção “Consulta de CPF”, digitar seu número de CPF e cadastrar dados adicionais.

    Logo após o login, já é disponibilizado se o nome do usuário está limpo na plataforma.

    Pelo Boa Vista SCPC, as pessoas também consegue consultar a situação do seu score e ter informações sobre como aumentar a sua pontuação acessando em “score”.

    *Sob supervisão de Gabriel Bosa