Lula indica Leonardo Barchini para Educação com saída de Camilo

Presidente defende nome técnico para garantir continuidade diante de trocas no governo com eleições de 2026

Fernanda Fonseca, da CNN Brasil, Helena Prestes, da CNN Brasil*, Brasília
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou que o atual secretário-executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini, deve assumir o comando da pasta diante da saída de Camilo Santana.

A sinalização foi feita nesta segunda-feira (30), durante evento no Ministério da Educação, em que o governo celebrou a entrega simbólica de 107 obras na área e a marca de 99 mil escolas públicas com acesso à internet.

Lula afirmou que a troca faz parte de um movimento mais amplo de mudanças no governo por conta do calendário eleitoral. Segundo ele, a prioridade é garantir continuidade administrativa nas pastas.

“Camilo não concluirá o mandato e deve deixar o cargo agora para disputar as eleições. Haverá a saída de vários ministros, e não posso colocar alguém novo para começar tudo do zero. Quem assumir precisa conhecer o funcionamento do ministério e dar continuidade ao trabalho", afirmou Lula.

Camilo Santana já afirmou que não será candidato a governador nas eleições de outubro deste ano. Segundo ele, a decisão já está tomada e não há intenção de entrar na disputa estadual. A expectativa é que o atual ministro deixe o MEC para se dedicar à corrida eleitoral no Ceará.