Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Atlas/CNN: Maria do Rosário tem 30,2% em Porto Alegre e Sebastião Melo, 24,8%

    Pesquisa ouviu 1.798 eleitores porto-alegrenses entre 9 e 14 de junho e tem margem de erro de dois pontos percentuais

    Henrique Sales Barrosda CNN São Paulo

    Pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário (PT) tem 30,2% das intenções de voto, segundo pesquisa AltasIntel produzida em parceria com a CNN e divulgada nesta quinta-feira (20). Atual prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB) aparece com 24,8% no levantamento.

    Na sequência, aparecem a deputada federal Any Ortiz (Cidadania), com 9,1%, a vereadora Comandante Nádia (PL), com 8,5%, a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), com 8,2%, e o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), com 6,7%.

    O deputado estadual Thiago Duarte (União) e a auxiliar de enfermagem Fabiana Sanguiné (PSTU) aparecem com 1,3% das intenções de voto cada um. Porto-alegrenses que ainda não sabem em quem votar são 2%. Já os que declaram voto branco ou nulo, 7,9%. Porto Alegre – Primeiro turno:

    • Maria do Rosário (PT): 30,2%;
    • Sebastião Melo (MDB): 24,8%;
    • Any Ortiz (Cidadania): 9,1%;
    • Comandante Nádia (PL): 8,5%;
    • Juliana Brizola (PDT): 8,2%;
    • Felipe Camozzato (Novo): 6,7%;
    • Fabiana Sanguiné (PSTU): 1,3%;
    • Doutor Thiago Duarte (União): 1,3%;
    • Não sei: 2%;
    • Voto branco/nulo: 7,9%.

    A eleição na capital gaúcha acontece em meio à situação de calamidade no estado por conta das chuvas que atingiram a região no mês de maio. Porto Alegre ainda enfrenta os efeitos do ocorrido, com o aeroporto da cidade fechado, por exemplo.

    A pesquisa Atlas/CNN foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RS-09253/2024 e entrevistou 1.798 eleitores, por meio do Atlas RDR, entre 9 e 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança, de 95%.

    Outro cenário

    A AtlasIntel também simulou um segundo cenário sem os nomes de Any Ortiz e da Comandante Nádia. Nele, Maria do Rosário tem 31,8% das intenções de voto e Sebastião Melo, 28,3%. Na sequência, aparecem Brizola, com 11,7%, Camozzato, com 9,1%, Doutor Thiago, com 1,9%, e Sanguiné, com 1,5%.

    Segundo turno

    A pesquisa AtlasIntel também simulou um eventual segundo turno entre os líderes do levantamento, Melo e Maria do Rosário. Caso a disputa entre os dois aconteça, hoje o atual prefeito teria 43,7% das intenções de voto e a deputada federal, 38,2%.