Lady Gaga e Jennifer Lopez serão as atrações da posse de Joe Biden


Sarah Mucha e Chandelis Duster, da CNN, em Washington
14 de janeiro de 2021 às 12:07 | Atualizado 14 de janeiro de 2021 às 18:22

 

Lady Gaga e Jennifer Lopez vão liderar a apresentação da cerimônia de juramento do presidente e vice-presidente eleitos, Joe Biden e Kamala Harris, respectivamente. Os nomes foram anunciados pelo Comitê Presidencial da Inauguração nesta quinta-feira (14).

Gaga, que tem um histórico de ativismo ao lado de Biden e ajudou na campanha do democrata durante as eleições presidenciais, vai cantar o hino nacional. Haverá uma performance musical de López, que tem usado sua voz durante a pandemia da Covid-19 para falar sobre as desigualdades que mais atingem as comunidades minoritárias.

Outros participantes incluem Amanda Gorman, vencedora do Prêmio Nacional de Jovem Poeta (National Youth Poet Laureate), que fará a leitura de um de seus poemas, e Andrea Hall, presidente da Associação Internacional de Bombeiros, com sede no condado de Fulton, na Geórgia, que vai apresentar o juramento à bandeira. Hall é a primeira mulher negra da história de seu departamento a ser promovida à posição de representante dos bombeiros na cerimônia pelo comitê da Posse. 

A Associação Internacional de Bombeiros foi a primeira entidade pública a apoiar Biden, quando lançou sua candidatura nas primárias democratas.

 

O padre Leo J. O’Donovan, um amigo de longa data dos Biden e ex-presidente da Universidade de Georgetown, vai fazer a oração ao novo presidente, tradicional nos EUA. O Reverendo Dr. Sylvester Beaman, pastor da Igreja Metodista Episcopal Africana Bethel na cidade-natal de Biden (Wilmington, Delaware), vai dar-lhe a bênção presidencial.

“Eles representam um retrato claro da enorme diversidade de nossa grande nação e vão ajudar a honrar e celebrar as tradições da Posse passadas através dos tempos, enquanto o presidente-eleito Biden e a vice-presidente-eleita Harris fazem seus juramentos na Ala Oeste do Capitólio dos Estados Unidos, disse o CEO do comitê de inauguração, Tony Allen, sobre os participantes em uma nota à imprensa. "Eles estão comprometidos com as visões do presidente-eleito e da vice-presidente eleita sobre um novo capítulo da história americana, na qual teremos uma América unida a propósito de ultrapassar as divisões profundas e desafios que nosso povo enfrenta, unindo o país e restaurando a alma da nossa nação".

 

Um oficial do Comitê de Inauguração Presidencial disse à CNN que o órgão está produzindo um especial de televisão com a participação de muitas celebridades para a noite da inauguração — que será feita virtualmente quase em sua totalidade — no lugar das festas tradicionais. O especial será apresentado por Tom Hanks e deve ser transmitido pelas principais emissoras dos EUA: ABC, CBS, NBC, CNN e MSNBC, no dia 20 de janeiro. Também devem participar nomes como Jon Bon Jovi, que fez campanha para Biden nas eleições na Pensilvânia, Demi Lovato, Justin Timberlake e Ant Clemons.

(Texto traduzido, leia original em inglês).