Membros da equipe de “Rust” usaram armas em brincadeira antes da morte de diretora

Portal afirmou que integrantes da equipe atiraram em latas de cerveja horas antes de Halyna Hutchins ser morta por tiro acidental

Diretora Halyna Hutchins com atores de "Rust", incluindo Alec Baldwin (esquerda)
Diretora Halyna Hutchins com atores de "Rust", incluindo Alec Baldwin (esquerda) Reprodução/Instagram Jensen Ackles

Jenn SelvaSusannah Cullinaneda CNN

Ouvir notícia

Os membros da equipe de filmagem no set de “Rust” usaram armas com munição real em uma brincadeira chamada “plinking” horas antes de Halyna Hutchins ser morta, afirmou a fundadora e CEO do portal The Wrap, Sharon Waxman, ao jornalista Don Lemon, da CNN, na segunda-feira (25) à noite, citando informações de um indivíduo com conhecimento do caso.

Uma das armas utilizadas foi mais tarde entregue ao ator Alec Baldwin, que disparou o tiro que matou Hutchins, 42 anos, e feriu o diretor Joel Souza, informou o The Wrap.

“Há essa brincadeira na qual os membros da equipe às vezes fazem, chamada de ‘plinking’, em que eles saem para as áreas rurais e atiram em latas de cerveja. Isto é feito com munições reais. Soubemos que isto aconteceu na manhã do dia em que Halyna Hutchins foi morta”, disse Waxman.

Waxman disse à CNN que “plinking” é comum quando há tempo parado durante uma filmagem.

A CNN não foi capaz de confirmar as informações do The Wrap.

Quando solicitado pelo The Wrap para comentar esta reportagem, os produtores de “Rust” reafirmaram a declaração anterior enviada aos meios de comunicação, incluindo a CNN:

“A segurança do nosso elenco e equipe é a prioridade máxima da Rust Productions e de todos os associados à empresa. Embora não tenhamos sido informados de nenhuma reclamação oficial relativa à segurança sobre armas ou adornos no set, realizaremos uma revisão interna de nossos procedimentos enquanto a produção estiver paralisada. Continuaremos a cooperar com as autoridades de Santa Fé na investigação e a oferecer serviços de saúde mental ao elenco e à equipe durante este momento trágico”.

O incidente aconteceu no Rancho Bonanza Creek, em Santa Fé, Novo México, quinta-feira.

Souza, que ficou ferido no ombro, disse aos investigadores que a arma cenográfica disparou quando Baldwin estava praticando o saque de sua arma, de acordo com uma declaração juramentada para um mandado de busca.

Souza falou com os investigadores na sexta-feira, de acordo com divulgação, no domingo, do depoimento prestado ao escritório do xerife do Condado de Santa Fé.

Souza disse a eles que Baldwin estava “sentado em um banco em um prédio da igreja e estava praticando um saque cruzado”, diz o depoimento. Um saque cruzado é quando um atirador puxa a arma de um coldre no lado oposto do corpo da mão do sorteio.

Souza estava olhando por cima do ombro de Hutchins “quando ouviu o que soou como um chicote e depois um estalido alto”, de acordo com a declaração juramentada.

Souza também confirmou a um investigador que ouviu o termo “arma fria” no set, significando que a arma de fogo deveria estar vazia.

De acordo com o mandado, Souza disse que três pessoas haviam manipulado as armas de fogo para cenas – elas foram verificadas pelo armeiro e primeiro assistente de direção e depois entregues ao ator que as utilizava.

O investigador disse que Souza não sabia se alguém no set de filmagem havia verificado se tinham munições reais nas armas antes ou depois das cenas serem filmadas.

“A única coisa verificada são as armas de fogo para evitar que as munições vivas estivessem nelas. Joel (Souza) afirmou que nunca deveria haver munições reais perto ou ao redor da cena”, disse o depoimento juramentado.

Os representantes de Souza não retornaram os pedidos de comentários da CNN.

Nenhuma acusação foi apresentada. O escritório do xerife do condado de Santa Fé diz que discutirá o caso mais adiante em uma coletiva de imprensa na quarta-feira.

Halyna Hutchins, diretora de fotografia morta acidentalmente em set nos EUA / Reprodução/Instagram

Incidentes anteriores relatados no set

Houve pelo menos dois tiros acidentais de armas cenográficas no set de “Rust” nos dias anteriores ao tiroteio fatal, de acordo com vários noticiários.

Os tiros ocorreram em 16 de outubro, quando membros da tripulação dispararam acidentalmente dois tiros após terem sido informados de que a arma estava “fria”, informou o Los Angeles Times, citando dois membros da tripulação que testemunharam o incidente.

Não se sabia se os tiros foram feitos com munição real. Ninguém ficou no incidente, noticiou o The Wall Street Journal.

A armadora que preparou a arma cenográfica usada por Baldwin na quinta-feira foi identificada em documentos do mandado de busca como Hannah Gutierrez. Ela havia acabado recentemente de trabalhar em seu primeiro projeto como responsável pelas armas, disse em uma entrevista de podcast em setembro.

“Eu estava muito nervosa no início”, disse Gutierrez sobre trabalhar como armadora chefe no cenário do filme “The Old Way”, estrelado por Nicolas Cage.

“Quase não aceitei o trabalho porque não tinha certeza se estava pronta, mas continuei fazendo como se tivesse tudo fluindo muito bem”, disse ela em uma entrevista no podcast “Voices of the West”, que é dedicado ao Velho Oeste.

Seu trabalho como armadora vai desde ensinar os atores a usar um cinto de armas até apontar e atirar, disse ela.

(Esta matéria foi traduzida. Leia a original, em inglês)

Mais Recentes da CNN