Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Oscar 2023: principais premiações do cinema apontam favoritos para noite de domingo (12)

    Globo de Ouro, Bafta, Critics Choice Awards e os prêmios dos sindicatos funcionam como um termômetro para a maior premiação do cinema; veja quem já se destacou e pode levar uma estatueta

    "Os Fabelmans", de Steven Spielberg
    "Os Fabelmans", de Steven Spielberg Divulgação/Universal Pictures

    Marina Toledoda CNN

    em São Paulo

    O Oscar, a principal premiação do cinema, retorna ao Teatro Dolby, em Los Angeles, e recebe as estrelas de Hollywood com o tradicional tapete vermelho. A 95ª cerimônia acontece neste domingo (12), às 21h.

    Nos últimos meses, diversas premiações vêm acontecendo – como o Globo de Ouro, o British Academy of Film and Television, o Critics Choice Awards e os prêmios dos sindicatos – que nos preparam para a noite em que Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entrega as estatuetas.

    Muitos dos votantes desses eventos também elegem os vencedores do Oscar, portanto, os resultados podem ser considerados um “termômetro” para a cerimônia da Academia.

    Baseado nos vencedores do Bafta, Critics Choice Awards, Globo de Ouro e dos sindicatos, confira cinco filmes que podem se destacar no Oscar deste ano e garantir pelo menos uma estatueta na cerimônia.

    Certamente, a maioria das apostas está no filme de Daniel Kwan e Daniel Scheinert. Não só porque lidera as indicações da premiação, com 11 menções, mas também por ser o grande vencedor da temporada.

    A produção ganhou ao menos um prêmio nas três grandes premiações consideradas, além de ter vencido três categorias do SAG Awards e ter sido favorito do ano do Sindicatos dos Produtores (PGA Awards) e dos Diretores (DGA Awards).

    A trama é sobre uma ruptura interdimensional que bagunça a realidade e uma inesperada heroína precisa usar seus novos poderes para lutar contra os perigos bizarros do multiverso e proteger sua família.

    O longa alemão pode se juntar a “Parasita” e se tornar a segunda produção a vencer Melhor Filme e Filme Internacional. O título é o único de língua não inglesa a concorrer a principal categoria da premiação.

    O filme foi destaque no Bafta, onde liderava as indicações, e levou sete prêmios para casa.

    O longa é baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque, de 1929, e conta a emocionante história de um jovem soldado alemão durante a Primeira Guerra Mundial.

    Com mais de 15 prêmios na temporada, o longa irlndês é forte nome para a 95ª edição do Oscar. O título recebeu nove indicações e pode surpreender apesar do favoritismo de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

    A produção já venceu em categorias de Melhor Filme, Roteiro, Ator (Colin Farrell) e Atriz Coadjuvante (Karry Condon).

    Na trama, dois amigos de longa data se encontram em um impasse quando um decide abruptamente cortar relações. O que pode parecer uma problema simples acaba se tornando uma briga que se alastra pela comunidade.

    • Os Fablemans

    Com diversas menções nas premiações, o filme passou um pouco despercebido mas garantiu algumas vitórias.

    No Globo de Ouro venceu as principais categorias: Melhor Filme de Drama e Diretor. Já no Critic’s Choice Awards foi jovem ator Gabriel LaBelle que se destacou.

    A semi-autobiografia de Steven Spielberg conta a história de Sammy, que se apaixona por filmes após sua primeira ida ao cinema. Armado com uma câmera, ele começa a fazer seus próprios filmes em casa, com o apoio da mãe e a relutância do pai.

    Um dos destaques da cinebiografia do rei do rock é o seu intérprete: Austin Butler. O ator venceu o Globo de Ouro e o Bafta, tornando-se um forte nome para o Oscar.

    Além disso, o título venceu em categorias técnicas também, como Figurino, Cabelo e Maquiagem.