Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “The Tortured Poets Department”: todos os recordes quebrados por Taylor Swift

    Novo álbum da estrela pop já acumula vários feitos históricos; confira

    Taylor Swift realiza show em Seattle, Washington, nos Estados Unidos, em julho de 2023
    Taylor Swift realiza show em Seattle, Washington, nos Estados Unidos, em julho de 2023 Mat Hayward/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management

    Nicoly Bastosda CNN São Paulo

    A cantora Taylor Swift tem vivido dias de glória após o lançamento do “Tortured Poets Department”, seu 11º álbum de estúdio. Apenas 10 dias depois da divulgação das 31 músicas inéditas, o disco já rendeu à estrela pop vários feitos históricos.

    Nesta segunda-feira (29), Taylor Swift bateu o próprio feito histórico de ocupar as primeiras paradas da Billboard 200 (lista que classifica as músicas mais ouvidas nos Estados Unidos) com as músicas do novo disco. Em 2022, Taylor Swift ocupou todo o top 10 da Billboard com canções do “Midnights”, seu 10º álbum de estúdio, sendo a única artista da história a conquistar tal feito.

    Seu sucessor, “The Tortured Poets Department”, por sua vez, o ultrapassou, colocando 14 músicas da estrela nas primeiras posições da lista.

    Antes mesmo de lançar o novo disco, Taylor já quebrava recordes. A CNN separou uma lista com todos os recordes quebrados pela loirinha (como a cantora é carinhosamente apelidada pelos fãs) – até agora – para você ficar por dentro. Confira!

    Recordes de Taylor Swift com “The Tortured Poets Department”

    Feito histórico antes do lançamento

    Antes mesmo de ser lançado ao mundo, “The Tortured Poets Department” já entrava para a história. Em 18 de abril, véspera do lançamento, o disco atingiu o marco de projeto com a página de contagem regressiva com mais pre-saves na história da plataforma de streaming Spotify.

    Primeiras 24 horas

    Em menos de 24 horas de seu lançamento, “The Tortured Poets Department” se tornou o disco mais ouvido em seu dia de estreia nas plataformas de streaming Amazon Music, Apple Music e Spotify. No Spotify, Taylor Swift ainda quebrou os recordes de artista mais ouvida em um dia e canção mais ouvida em um dia, com “Fortnight”, parceria com Post Malone.

    Bilionária em streams

    Em menos de uma semana, o disco da estrela pop passou de um bilhão de streams no Spotify – que nada mais é do que o número total de vezes que um produto musical foi ouvido na plataforma de streaming. Taylor Swift atingiu o marco em 22 de abril, tendo quebrado o recorde em apenas 4 dias desde o lançamento do disco.

    Milionária em vinis

    Taylor bateu seu próprio recorde de discos de vinil mais vendidos em um só dia, com 700.000 mil cópias. O álbum que ostentava o posto anteriormente era o “1989 (Taylor’s Version)”, lançado pela cantora em 2023. Na época, disco vendeu 693.000 vinis em um mesmo dia.

    Empate com Jay-Z

    O disco atingiu outro feito histórico ao computar estreia em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200 (lista que classifica os 200 álbuns mais vendidos nos Estados Unidos). Com isso, a estrela pop empatou com o rapper Jay-Z como a artista com maior números 1 na história entre cantores solos.

    Apenas a banda Beatles, com 19 números 1, têm mais que os dois.

    “The Tortured Poets Department” vendeu 2,61 milhões de unidades na semana encerrada em 25 de abril. Foram computadas vendas de álbuns digitais para download, CDs, LPs de vinil e fitas cassetes. 

    Batendo recorde de Rihanna

    Com “Fortnight” no topo do Hot 100 da Billboard – 100 músicas mais ouvidas – Taylor Swift também quebra o recorde da cantora Rihanna ao deter, agora, oito álbuns com uma faixa no top 1 da parada norte-americana.

     

    Taylor Swift: por que fãs amam chorar ouvindo músicas sobre término?