Avião com mais de 100 pessoas cai no Paquistão


Da CNN, em São Paulo
22 de maio de 2020 às 07:42 | Atualizado 22 de maio de 2020 às 13:32

Um avião comercial com mais de 100 pessoas a bordo caiu nesta sexta-feira (22) em uma área residencial da cidade de Karachi, no sul do Paquistão. A informação foi confirmada por um porta-voz da companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA). 

A ministra da Saúde do Paquistão, Azra Fazal Pechuho, afirmou que ao menos 38 pessoas morreram, mas não detalhou se eram cidadãos que estavam no avião ou em terra. Segundo Seemi Jamali, porta-voz do hospital Jinnah, próximo ao local do acidente, 11 corpos foram levados à instituição, que também recebeu seis pessoas feridas. 

Até o momento, dois passageiros sobreviveram, afirmou o porta-voz do governo local, Abdur Rashid Channa. Trata-se de Mohd Zubair e Zafar Masood, CEO do Banco Nacional do Punjab.

Problemas técnicos

O Ministério da Aviação do país informou que a aeronave tinha 99 passageiros e 8 tripulantes. O voo PK8303 decolou da cidade de Lahore e estava programado para aterrissar em Karachi às 14h30 (6h30 em Brasília), mas desapareceu do radar, de acordo com o porta-voz da PIA, Abdullah Khan.

"A última coisa que ouvimos do piloto foi que ele estava com problemas técnicos", disse Khan, que afirmou à CNN que o piloto do Airbus A320 fez uma chamada de emergência relatando algumas dificuldades. "Ele foi informado de que as duas pistas estavam prontas onde ele poderia pousar, mas o piloto preferiu fazer a volta. É um incidente muito trágico."

Assista e leia também:
Avião que levava médico com Covid-19 cai e mata 4 pessoas no Ceará
Tráfego aéreo doméstico cai 70% no mundo após COVID-19, diz Iata

Segundo um funcionário do departamento de aviação civil do país, o avião parecia não conseguir liberar as rodas antes do pouso em razão de uma falha técnica. 

Outro funcionário, Abdul Sattar Khohar, contou que o piloto recebeu autorização para pousar no aeroporto de Karachi e que as pistas estavam prontas para recebê-lo, mas ele optou por contornar a área e "fez uma chamada de emergência antes da queda".

Especialistas em segurança da aviação dizem que acidentes aéreos normalmente têm múltiplas causas e ainda é muito cedo para determiná-las dentro das primeiras horas ou mesmo dias.

Em uma gravação das comunicações na aeronave, obtida pela CNN de uma fonte do governo paquistanês, é possível ouvir o piloto conversando com funcionários do controle de tráfego aéreo sobre sua chegada pouco antes de dizer: "Perdemos motores". Um porta-voz da empresa aérea confirmou a autenticade do áudio. 

Na gravação, também ouve-se os controladores pedindo ao piloto para confirmar o pouso, mas não é possível ouvir a resposta.

Segundos depois, o piloto faz várias chamadas de emergência, seguidas pela informação dos controladores de que as pistas de pouso estão liberadas. O áudio, então, é cortado.

Destruição

Uma testemunha contou que "o avião bateu primeiro em uma torre móvel e depois caiu sobre as casas" no bairro de Model Colony, próximo ao Aeroporto Internacional de Jinnah. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram muita fumaça no local do acidente, além de chamas e ruas cobertas de escombros.

Um protocolo de resposta a emergências foi ativado nesta manhã. O Exército do Paquistão informou que suas equipes e tropas paramilitares foram encaminhadas ao local para os trabalhos de resgate, junto a órgãos da administração civil.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, lamentou o acidente e disse que está em contato com o CEO da companhia aérea, Arshad Malik, que partiu para Karachi. "Será instituído um inquérito imeadiatamente. Orações e condolências às famílias das vítimas", escreveu o premiê em sua conta no Twitter.

A autoridade civil do país permitiu, desde sábado (16), a retomada de viagens aéreas domésticas de forma limitada, após dois meses de suspensão imposta como parte dos esforços para conter a disseminação do novo coronavírus. Voos internacionais não devem ser retomados até o dia 1º de junho. 

Local onde o avião da Pakistan International Airlines caiu, em Karachi

Local onde o avião da Pakistan International Airlines caiu, perto do aeroporto de Karachi

Foto: Akhtar Soomro - 22.mai.2020 / Reuters
 
(Com Reuters)