Donas de padaria doam estoque para combater falta de alimentos no Texas

Um casal de mulheres colocou alimentos à disposição das famílias que estão passando necessidade depois da rigorosa tempestade de inverno

Omar Jimenez e Bill Kirkos, da CNN
25 de fevereiro de 2021 às 10:23
Donas de padaria doam alimentos para famílias atingidas pela tempestade no Texas
Donas de padaria doam alimentos para famílias atingidas pela tempestade no Texas
Foto: CNN

Os proprietários de uma padaria em Austin, Texas, estão ajudando sua comunidade a superar as devastadoras tempestades de inverno que ocorreram na semana passada, doando milhares de dólares em alimentos para os necessitados.

As tempestades deixaram milhões de pessoas sem energia, água e acesso a alimentos por dias em todo o Texas e no Vale do Mississippi. A população local sofreu ainda com temperaturas congelantes que começaram na segunda-feira da semana passada (15), e se estenderam até o fim de semana.

"Foi devastador. Essa é realmente a única palavra para descrever", disse Jessica Tomberlin.

Jessica e sua esposa Janessa administram a Crema Bakery e perderam seu próprio estoque depois que a energia caiu por três dias.

"Quando a tempestade nos atingiu, na semana passada, foi caos e a loucura para todos. Os supermercados estão sem alimentos básicos. As filas são muito longas e temos muitas famílias e muitos idosos em nossa comunidade que só precisam de uma maneira de conseguir comida", disse Jessica.
Enquanto comida e recursos hídricos ainda não estão totalmente disponíveis, Janessa e Jessica gastam pelo menos US$ 5 mil de seus próprios bolsos para comprar mantimentos, incluindo produtos frescos, ovos, peito de frango e sopa quente. Elas esperam alimentar até mil pessoas durante o resto da semana, contando também com os esforços em torno de conseguir doações para levar refeições aos residentes famintos.

As empreendedoras disseram à CNN que aproximadamente 400 pessoas pegaram comida em sua padaria, chamada Crema bakery, em South Austin, nos últimos dois dias, incluindo Edith Rios, uma professora do ensino fundamental que está ajudando alguns de seus alunos de baixa renda e suas famílias ao entregar comida.

Texas foi um dos estados mais afetados pela neve nos EUA
Texas foi um dos estados mais afetados pela neve nos EUA
Foto: Reuters

“Ter essas conversas hoje tem sido muito difícil, ouvir o que alguns de nossos alunos têm que passar”, disse Rios à CNN. “E se a gente puder correr aqui e pegar para um galão de leite para uma mãe que precisa, que ótimo, sabe?!”

"No momento, tem famílias que não têm coisas básicas ou estão lutando para pagar o aluguel, as contas ou para colocar comida na mesa", disse Rios. "Eu conversei com uma mãe que disse, 'eu realmente preciso de leite'. Eu nem disse a ela (que eu estava indo buscar) porque poderia acontecer de eu não encontrar leite quando chegasse lá (na padaria)"

Depois de conseguir o leite na Crema Bakery, Rios disse que estava indo direto para a casa da família para deixar as sacolas com os mantimentos.

Quando questionada sobre como o Texas lidou com as tempestades, Jessica criticou a falta de preparo do governo do estado e falou ainda sobre as condições difíceis que muitos já enfrentavam com a pandemia de Covid-19.

"As pessoas que tinham renda média ou baixa já estavam em grande desvantagem por causa da Covid. E então vem essa tempestade e literalmente tudo fecha por uma semana. Muitas pessoas não conseguirão se recuperar, e isso é muito triste ", disse ela.

"Estando na posição que estamos, sentimos uma responsabilidade para com nossa comunidade", disse Jessica. "Nosso trabalho é alimentar as pessoas, então ficamos menos preocupados em fazer as coisas funcionarem para nós mesmos e mais em reabrir a loja e sermos capazes de mobilizar nossa comunidade para alimentar as pessoas que mais precisam."

Texto traduzido. Leia o original na CNN.