Avião da FAB decola na segunda para resgate de brasileiros em área de conflito

Aeronáutica já preparou o plano de voo em direção à Polônia, principal rota de fuga dos brasileiros que estão na região de conflito

Basília Rodriguesda CNN

Ouvir notícia

O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia sairá de Brasília na próxima segunda-feira (7), às 15 horas.

A informação foi apurada pela CNN junto a fontes do alto escalão do governo.

A aeronave, um KC-390, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, terá capacidade para trazer até 80 pessoas. Ela será encaminhada para Brasília para facilitar o embarque de suprimentos.

A Aeronáutica já preparou o plano de voo em direção à Polônia, principal rota de fuga dos brasileiros que estão na região de conflito. No caminho, serão realizadas paradas técnicas, em Recife, em Cabo Verde (África) e em Lisboa (Portugal). O retorno ao Brasil está previsto para quinta-feira (10).

O avião levará quase 12 toneladas de cargas de ajuda humanitária e, no retorno, irá transportar os brasileiros que estiverem em Varsóvia.

“O destino da aeronave é Varsóvia, na Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do MRE. Serão realizadas paradas técnicas em Recife (PE); Cabo Verde; e Lisboa. A chegada ao Brasil está prevista para quinta-feira (10) pela manhã”, afirma a FAB, em nota.

Cerca de 100 brasileiros ainda estão no local, de acordo com estimativas do governo. A coordenação dos passageiros no trecho Varsóvia – Brasil está sob coordenação do Ministério de Relações Exteriores.

Um segundo KC-390 permanecerá de prontidão, para necessidades futuras.

Mais Recentes da CNN