Biden indica primeiro LGBT a cargo no alto escalão do governo americano

Pete Buttigieg foi pré-candidato a presidente pelo Partido Democrata e se tornou primeiro homossexual declarado a vencer uma primária de um dos grandes partidos

Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (15) a escolha de Pete Buttigieg para ser o secretário de Transportes do seu futuro governo.

Se confirmado pelo Senado, Buttigieg será a primeira pessoa LGBTQ+ declarada a assumir um cargo no alto escalão do governo americano.

Buttigieg foi pré-candidato a presidente pelo Partido Democrata neste ano, tendo sido o primeiro homossexual declarado a vencer uma primária de um dos grandes partidos dos Estados Unidos. Ele desistiu da corrida eleitoral no início de março e anunciou apoio a Joe Biden.

Assista e leia também:

Ex-candidato democrata elogia coragem política de Biden em apoiar casamento LGBT

Bolsonaro reconhece Biden como presidente dos EUA

Melania Trump ‘só quer ir para casa’

A escolha de Pete Buttigieg para o cargo surpreendeu, uma vez que sua experiência anterior foi como prefeito de South Bend, cidade de apenas 100 mil habitantes no estado de Indiana, com uma estrutura relativamente simples de transportes.

O ex-prefeito de South Bend é considerado uma aposta para os democratas, tendo ocupado posição de destaque na convenção do partido, quando destacou a posição de Biden em prol do casamento LGBT.

Outros ineditismos em um futuro governo Biden são a escolha do general Lloyd Austin, primeiro negro indicado a ser secretário da Defesa, e a própria vice-presidente eleita Kamala Harris, primeira mulher e primeira pessoa negra a ocupar o segundo principal posto do governo americano.

Mais Recentes da CNN