Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Continua busca por aeronave desaparecida que levava vice-presidente do Malawi

    Avião não conseguiu pousar devido à baixa visibilidade e desapareceu após ser orientado a retornar ao local que decolagem

    Saulos Klaus Chilima, vice-presidente do Malawi
    Saulos Klaus Chilima, vice-presidente do Malawi Reuters

    Da Reuters

    As operações de busca e resgate continuarão até que a aeronave desaparecida que transportava o vice-presidente do Malawi, Saulos Klaus Chilima, seja encontrada, disse o presidente do país na segunda-feira (10).

    Chilima, de 51 anos, estava a bordo de um avião militar com outros nove que deixaram Lilongwe, a capital, às 09h17 no horário local, informou o Gabinete da Presidência e do Gabinete de Ministros do Malawi em comunicado anterior.

    O comunicado afirmava que os esforços das autoridades de aviação para fazer contato com a aeronave desde que ela sumiu dos radares haviam falhado. O avião deveria pousar no Aeroporto de Mzuzu às 10h02.

    O avião não conseguiu pousar no aeroporto devido à pouca visibilidade e recebeu ordens de retornar à capital, disse o presidente Lazarus Chakwera em um discurso televisionado à nação.

    “Estou segurando cada fibra de esperança de que vamos encontrar sobreviventes”, disse ele, acrescentando que a área de busca foi concentrada em torno de um raio de 10 km em uma reserva florestal.

    “Dei ordens rigorosas para que a operação continue até que o avião seja encontrado.”

    Ele disse que o Malawi entrou em contato com países vizinhos, além dos governos dos Estados Unidos, Reino Unido, Noruega e Israel, em busca de apoio nos esforços de resgate.

    Chilima, visto como um candidato potencial na eleição presidencial do próximo ano, foi preso em 2022 por alegações de corrupção.

    No entanto, um tribunal do Malawi retirou as acusações de corrupção contra ele no mês passado, depois que o diretor do Ministério Público entrou com um aviso para o caso ser interrompido. Chilima negou qualquer irregularidade.