Contra-ataque ucraniano em Kharkiv chega à fronteira com a Rússia

"Senhor presidente, conseguimos!", diz unidade militar da Ucrânia em vídeo divulgado pelo Ministério de Defesa

Militares ucranianos na fronteira com a Rússia
Militares ucranianos na fronteira com a Rússia Ministério de Defesa da Ucrânia

Tim Listerda CNN

Ouvir notícia

Uma unidade militar ucraniana lutando ao norte de Kharkiv diz que chegou à fronteira russa, com a mensagem: “Senhor presidente, conseguimos!”.

Vídeo enviado pela unidade e divulgado pelo Ministério de Defesa da Ucrânia mostra um pequeno grupo carregando uma estaca azul e amarela até a linha de fronteira com a Rússia.

Os militares ucranianos disseram nesta segunda-feira (16) que em torno de Kharkiv “o inimigo está concentrando seus principais esforços em manter suas posições e impedir o avanço de nossas tropas” em direção à fronteira.

Nos últimos dias, as forças ucranianas avançaram em direção à fronteira em vários lugares ao norte e leste de Kharkiv, a segunda maior cidade do país antes do início da invasão, com a retirada das forças russas.

Autoridades ucranianas disseram na semana passada que estavam libertando vilarejos nos arredores da cidade.

Os avanços ucranianos ameaçam uma humilhação simbólica de expulsão das forças do Kremlin de volta para sua própria fronteira enquanto ampliam a possibilidade estratégica de cortar as linhas de abastecimento da Rússia com suas forças na região de Donbass, mais ao sul.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN