Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Suprema Corte pode anunciar ao menos um parecer sobre inelegibilidade de Trump nesta segunda

    Juízes podem querer decidir a questão do ex-presidente antes que os eleitores do Colorado compareçam às urnas para a Superterça

    Nome de Trump aparecerá nas cédulas do Colorado de qualquer maneira
    Nome de Trump aparecerá nas cédulas do Colorado de qualquer maneira 13/06/2023- Amr Alfiky/Reuters

    John Fritzeda CNN

    A Suprema Corte dos Estados Unidos poderá emitir pelo menos um parecer na segunda-feira (4), de acordo com nova postagem no site do tribunal.

    O anúncio certamente gerará especulações de que os juízes estão preparados para decidir se o ex-presidente Donald Trump pode participar das eleições presidenciais no Colorado.

    O tribunal nunca divulga antecipadamente quais pareceres emitirá. No entanto, os juízes podem querer decidir a questão Trump antes que os eleitores do Colorado compareçam às urnas esta semana para as primárias da Superterça.

    O nome de Trump aparecerá nas cédulas do Colorado de qualquer maneira – as cédulas foram impressas semanas atrás. Mas sem uma decisão da Suprema Corte, não havia garantia de que os eleitores que escolheram o ex-presidente teriam a sua escolha considerada se os juízes decidissem que ele era inelegível.

    Também está em jogo se o nome de Trump poderá aparecer nas cédulas das eleições gerais em novembro.

    A decisão também pode decidir a questão para outros estados que tenham desafios semelhantes pendentes. Um juiz de Illinois retirou Trump da votação naquele estado na quarta-feira — embora a decisão tenha sido suspensa para dar ao ex-presidente tempo para apelar.

    A Suprema Corte ouviu argumentos em 8 de fevereiro contra a elegibilidade de Trump, com base na “cláusula insurreccionista” da 14ª Emenda. Seis eleitores do Colorado alegaram que ele se desqualificou por causa de seus comentários em 6 de janeiro de 2021, que antecederam o ataque ao Capitólio dos EUA.

    A maioria dos juízes – tanto conservadores como liberais – pareciam estar preocupados com a afirmação durante esses argumentos e pareciam apoiar a posição de Trump.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original