Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA responderão “rápida e decisivamente” a possíveis ataques da Rússia, diz Biden

    Em ligação telefônica, Joe Biden e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, falaram sobre a importância de continuar a buscar diplomacia

    Biden com Zelenksy em encontro na Casa Branca
    Biden com Zelenksy em encontro na Casa Branca Reuters

    Sam Fossumda CNN

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversaram por telefone neste domingo (13). A ligação aconteceu em meio a alertas dos Estados Unidos de que uma invasão russa da Ucrânia poderia acontecer ainda esta semana.

    Biden disse ao presidente ucraniano que os Estados Unidos responderiam “rápido e decisivamente” a possíveis ataques russos contra a Ucrânia, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

    Os dois líderes “concordaram sobre a importância de continuar a buscar diplomacia e dissuasão em resposta ao aumento militar da Rússia nas fronteiras da Ucrânia”, segundo o comunicado.

    Biden e Putin realizaram ligação neste sábado

    Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Joe Biden e Vladimir Putin, realizaram uma ligação telefônica, neste sábado (12). As preocupações crescentes sobre uma possível invasão russa da Ucrânia dominam os governos ocidentais.

    Biden alertou a Putin que os Estados Unidos e seus aliados responderão “decisivamente e imporão consequências rápidas e severas” à Rússia caso Putin decida invadir a Ucrânia. A chamada começou às 13h04, horário de Brasília, e terminou mais de uma hora depois, às 14h06, disse um funcionário da Casa Branca.

    O assessor presidencial russo Yury Ushakov descreveu o telefonema realizado neste sábado (12) entre os presidentes como “equilibrado e profissional”, mas disse que os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não conseguiram abordar as principais preocupações de segurança da Rússia.

    (Com informações de Natasha Bertrand, Jasmine Wright, Uliana Pavlova, Nathan Hodge, Maegan Vazquez, Kevin Liptak, Natasha Bertrand, Kylie Atwood e Kaitlan Collins, da CNN)

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original