Fauci diz que EUA podem ter nível endêmico de Covid-19 com mais doses de reforço

País poderia controlar o coronavírus até 2022 se disponibilizasse mais doses de reforço, segundo especialista em doenças infecciosas

Fauci falou sobre necessidade de disponibilizar mais doses de vacina
Fauci falou sobre necessidade de disponibilizar mais doses de vacina J. Scott Applewhite/Pool via REUTERS/File Photo

Julie Steenhuysenda Reuters

Ouvir notícia

A principal autoridade sobre doenças infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse nesta terça-feira (16) que é “factível” que a disseminação da Covid-19 possa diminuir a ponto de se tornar endêmica no país em 2022, no lugar de uma pandemia, se os EUA aumentarem as taxas de vacinação.

As doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 são fundamentais para se chegar a esse ponto, disse Fauci em uma entrevista durante a conferência Reuters Total Health, que acontece virtualmente de 15 a 18 de novembro.

Para Fauci, para se chegar ao nível endêmico é preciso “um nível de infecção tão baixo que não tenha impacto na sociedade, na sua vida, na sua economia”. Para se chegar lá, disse ele, será preciso que um número muito maior de pessoas se vacinem e recebam doses de reforço.

Se os Estados Unidos disponibilizarem doses de reforço para todas as pessoas, é possível que o país obtenha o controle do coronavírus até a primavera local de 2022 (outono no Brasil), acrescentou Fauci.

“Veja o que outros países estão fazendo agora sobre adotar uma campanha de reforço praticamente para todos. Acho que se fizermos isso, e o fizermos com seriedade, acho que na primavera podemos ter um controle muito bom”, disse Fauci.

Mais Recentes da CNN