Harry e Meghan não farão aparição na varanda com a família real no Jubileu de Platina da Rainha

Príncipe Andrew, que passou por um julgamento por abuso sexual, também não compartilhará o momento com a realeza

Família real ao redor da rainha Elizabeth II para assistir, da varanda do Palácio de Buckingham, à cerimônia Trooping the Color, em 13 de junho de 2015
Família real ao redor da rainha Elizabeth II para assistir, da varanda do Palácio de Buckingham, à cerimônia Trooping the Color, em 13 de junho de 2015 Chris Jackson/Getty Images

Max FosterRob Pichetada CNN

Em Londres

Ouvir notícia

Harry e Meghan, duque e duquesa de Sussex, irão viajar para o Reino Unido com seus filhos para o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II no próximo mês – mas o casal, juntamente com o príncipe Andrew, não foi convidado para juntar-se à monarca na varanda do Palácio de Buckingham.

Os planos foram anunciados para o aguardado jubileu na sexta-feira (6). Harry e Meghan confirmaram momentos depois que estarão presentes nas festividades, dando à Rainha a primeira oportunidade de conhecer sua neta Lilibet.

“Príncipe Harry e Meghan, o duque e a duquesa de Sussex, estão animados e honrados em comparecer às comemorações do Jubileu de Platina da Rainha em junho, com seus filhos”, disse um porta-voz do casal à CNN.

Horas antes, a CNN compareceu a uma atualização para a imprensa no palácio na sexta-feira, para ouvir todos os detalhes sobre o jubileu. A festa é aguardada ansiosamente por fãs da família real em todo o mundo, mas ainda não se sabia o cenário completo até o momento.

Confira o que se sabe sobre as festividades do Jubileu de Platina:

  • Harry, Meghan e o príncipe Andrew não estarão na varanda

Diversos membros da família real farão uma aparição na famosa varanda do Palácio de Buckingham durante o desfile que iniciará as celebrações na manhã de quinta-feira, 2 de junho, mas somente os membros da realeza que estão cumprindo deveres oficiais serão incluídos.

Isso significa que o príncipe Harry e Meghan, duquesa de Sussex, não estarão presentes. O casal separou-se da família em 2020, em não cumprem deveres reais.

A regra também elimina o príncipe Andrew da aparição, que teve seus deveres reais e seu título de Sua Alteza Real (His Royal Highness, também referido como HRH) retirados após a repercussão de um processo de abuso sexual contra ele. Andrew concluiu o processo fora dos tribunais neste ano, mas sua longa associação com o pedófilo condenado Jeffrey Epstein manchou sua reputação, e seu envolvimento nas festividades gerou perguntas embaraçosas para os organizadores.

A Rainha será acompanhada por seus três outros filhos, Charles, Edward e Anne, disse o porta-voz. O príncipe William e Kate também devem aparecer com seus filhos, além de outros parentes da monarca.

Isso não significa que Harry, Meghan ou Andrew não estarão envolvidos nas festividades de forma alguma. A família é geralmente convidada para missas, como a programada para a Catedral St. Paul na sexta-feira (3 de junho).

Príncipe Andrew / 19/01/2020 REUTERS/Chris Radburn
  • A presença da Rainha não foi confirmada

Sua Majestade está “ansiosa” para o final de semana e planeja fazer parte das celebrações, mas “sua presença não será confirmada até uma data muito mais próxima do dia em si”, disse uma fonte próxima à realeza para a CNN.

A monarca de 96 anos tem sofrido com problemas de mobilidade nas últimas semanas, e foi forçada a faltar em diversas aparições públicas, incluindo as festas no jardim do Palácio de Buckingham neste mês.

Pode ser que sua família a represente novamente, como vem fazendo durante os recentes compromissos. Não ter um vislumbre da monarca pode decepcionar alguns dos fãs presentes, mas a rainha nonagenária está reduzindo sua agenda.

  • Uma festa no palácio

Já sabíamos que um concerto estava planejado para a área externa do Palácio de Buckingham, seguindo a tradição do jubileu de receber algumas grandes estrelas da música em um palco impressionante perto do prédio.

Mas agora sabemos como será esse palco – e será surpreendente.

A BBC divulgou uma previsão da montagem. Também foi anunciado que 22 mil pessoas poderão comparecer. Isso inclui 5 mil ingressos reservados para trabalhadores essenciais.

Dez anos atrás, a rainha assistiu de um camarote real e fez uma aparição no palco enquanto estrelas como Paul McCartney, Elton John e Stevie Wonder cantavam para a monarca.

Ainda não sabemos quem se apresentará desta vez.

Imagens do palco que será montado no exterior do Palácio de Buckingham / BBC Studio Events
  • Um sobrevoo, um passeio de carruagem dourada e um dia nas corridas

Muito mais está planejado para o fim de semana de quatro dias. Foi confirmado que um sobrevoo da Royal Air Force ocorrerá enquanto a realeza acena para os apoiadores na varanda do Palácio de Buckingham, um clímax adequado para o desfile de inauguração.

Depois, no sábado, o hipódromo de Epsom sediará a 243ª edição de sua famosa corrida de cavalos, o Derby. A Rainha, ela própria uma criadora de cavalos, tem sido uma espectadora regular no evento e já apresentou o famoso troféu no passado.

No domingo, as ruas do Reino Unido farão seus próprios almoços de jubileu. O palácio disse que 60.000 pessoas se registraram até agora.

E de volta a Londres, o fim de semana será coroado com o Concurso do Jubileu de Platina no domingo. Ele marcará o reaparecimento da carruagem Gold State, que tem sido usada em grandes eventos reais desde que foi construída em 1762.

A rainha andou na carruagem durante seus jubileus em 1977 e 2002, mas desta vez ela não estará dentro – em vez disso, filmagens da monarca durante sua coroação em 1952 serão exibidas nas janelas.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN