Ex-embaixador diz que Brasil precisará se ajustar à política de Joe Biden

Rubens Barbosa afirma que o meio ambiente será um dos principais focos do novo presidente dos Estados Unidos

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

Ex-embaixador do Brasil em Washington, Rubens Barbosa acredita que um dos principais focos da política externa do governo de Joe Biden nos Estados Unidos será o meio ambiente e, por isso, o Brasil precisará se ajustar para evitar possíveis sanções econômicas.

“Eu não vejo nenhuma possibilidade de uma confrontação imediata dos Estados Unidos com o Brasil por causa das posições que o governo brasileiro adotou até agora em relação ao Trump”, disse Barbosa em entrevista à CNN nesta quarta-feira (20).

“Mas na área ambiental, por exemplo, que é um dos focos da política do novo governo, vai haver sim posições muito divergentes e que vamos ter que nos ajustar”, afirmou.

Segundo o especialista, a recente pressão da Europa sobre as questões ambientais brasileiras somada à dos Estados Unidos pode impactar o comércio exterior do Brasil.

“Vai começar a haver consequências negativas muito importantes para a economia e os produtos brasileiros no exterior”, prospectou Barbosa, caso o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) não mude a postura em relação às políticas de meio ambiente.

(Publicado por: André Rigue)

Mais Recentes da CNN