Nobel de Literatura vai para o romancista Abdulrazak Gurnah
Escritor da Tanzânia chegou ao Reino Unido na década de 1960 como refugiado; Prêmio Nobel da Paz será revelado nesta sexta-feira (8)
A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira (7) o vencedor do Prêmio Nobel 2021 de Literatura. O romancista Abdulrazak Gurnah é o laureado deste ano “por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes”, segundo a Academia.
Gurnah, de 73 anos, nasceu na ilha de Zanzibar, na Tanzânia, e chegou à Inglaterra como refugiado no final da década de 1960. Até sua recente aposentadoria, ele foi professor de Inglês e de Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent, em Canterbury, no Reino Unido.
Ainda refugiado, o romancista começou a escrever aos 21 anos. Atualmente, ele tem dez romances publicados. Autor de “Afterlives”, publicado em 2020, Gurnah constrói seu universo literário com ricas descrições sobre a África Oriental – evitando estereótipos, revelando conflitos e mostrando a diversidade cultural local.
“A dedicação do laureado à verdade e sua aversão à simplificação são impressionantes. Seus romances evitam descrições estereotipadas e abrem nosso olhar para uma África Oriental culturalmente diversificada, desconhecida para muitos em outras partes do mundo”, escreveu a Academia Sueca ao anunciar o premiado.
Embora o idioma suaíli seja a primeira língua de Gurnah, o inglês se tornou sua ferramenta literária. Para a Academia, a literatura de Gurnah rompe “conscientemente com as convenções, invertendo a perspectiva colonial para destacar a das populações indígenas.”
- 1 de 15
Ilustração dos jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov. Eles foram premiados com o Nobel da Paz 2021 • Niklas Elmehed/Prêmio Nobel
- 2 de 15
A jornalista Maria Ressa levou o Nobel da Paz nesta sexta-feira (8); ela divide o prêmio o russo Dmitry Muratov • Reprodução / Prêmio Nobel
- 3 de 15
Dmitry Muratov, jornalista russo premiado com o Nobel da Paz neste ano • Divulgação/Prêmio Nobel
-
- 4 de 15
Ilustração do romancista Abdulrazak Gurnah; ele levou o Prêmio Nobel de Literatura 2021 • Niklas Elmehed/Prêmio Nobel
- 5 de 15
O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Abdulrazak Gurnah, durante aula na Universidade de Kent, no Reino Unido • Reprodução/University of Kent (7.nov.2018)
- 6 de 15
Ilustração de David Julius e Ardem Patapoutian, os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Medicina • Niklas Elmehed/Prêmio Nobel
-
- 7 de 15
David Julius em vídeo chamada com Ardem Patapoutian após resultado do Nobel de Medicina • Foto: Twitter/Holly Ingraham
- 8 de 15
Ardem Patapoutian nasceu no Líbano; ao saber do prêmio, ele agradeceu aos EUA pela 'chance de uma ótima formação e apoio à pesquisa básica' • Foto: Twitter/Prêmio Nobel
- 9 de 15
Ilustração que representa o trio de pesquisadores vencedores do Nobel de Física; Syukuro Manabe (esquerda), Klaus Hasselmann (centro) e Giorgio Parisi (direita) • Niklas Elmehed/Prêmio Nobel
-
- 10 de 15
O físico japonês Syukuro Manabe; ao lado de outros dois colegas, ele levou o Prêmio Nobel 2021 de Física • Foto: Nobuko Manabe
- 11 de 15
O físico alemão Klaus Hasselmann; ao lado de outros dois colegas, ele levou o Prêmio Nobel 2021 de Física • Foto: Twitter/Prêmio Nobel
- 12 de 15
O físico italiano Giorgio Parisi; ao lado de outros dois colegas, ele levou o Prêmio Nobel 2021 de Física • Foto: Twitter/Prêmio Nobel
-
- 13 de 15
Benjamin List e David MacMillan recebem o Prêmio Nobel de Química 2021 pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta precisa para a construção molecular • Niklas Elmehed/Prêmio Nobel
- 14 de 15
Benjamin List estava em um café com sua esposa, Sabine List, quando recebeu o telefonema de Estocolmo anunciando que ele havia ganhado o Nobel • Foto: Twitter/Prêmio Nobel
- 15 de 15
David MacMillan levou o Nobel em Química ao lado do colega Benjamin List; anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) • Foto: Reprodução/Princetown
-
Grandes nomes e outros fatos sobre o Nobel de Literatura
Desde 1091, 114 Prêmios Nobel de Literatura foram concedidos, incluindo a láurea dada a Gurnah nesta quinta. Destes, quatro foram compartilhados por duas pessoas. O mais jovem laureado em Literatura foi Rudyard Kipling, de 41 anos, autor do livro “The jungle book”, inicialmente publicado em revistas entre 1893 e 1894. Ele foi premiado em 1907.
Entre os contos do livro de Kipling, três revelam a história de um menino indiano criado por lobos – no Brasil, a história tornou-se conhecida como “Mogli: o menino lobo”.
Dezesseis mulheres já receberam o prêmio até hoje. A escritora Doris Lessing é a mais velha premiada em Literatura. Ela tinha 88 anos quando recebeu o prêmio em 2007.
Ernest Hemingway, autor de “O velho e o mar”, “Paris é uma festa”, entre outros títulos, recebeu o prêmio de Literatura de 1954.
Gabriel García Márquez, autor do clássico “Cem anos de solidão”, levou o prêmio em 1982 por seus romances e contos “nos quais o fantástico e o realista se combinam em um mundo de imaginação ricamente composto, refletindo a vida e os conflitos de um continente”.
Winston Churchill também foi premiado com um Nobel de Literatura por “seu domínio da descrição histórica e biográfica, bem como por sua oratória brilhante na defesa de valores humanos”. Ele foi premiado em 1953. Entre 1945 e 1953, Churchill obteve 21 indicações para o prêmio de Literatura e duas para o Prêmio Nobel da Paz.
A autora sueca Selma Lagerlöf (1858-1940) foi a primeira mulher a ser premiada, em 1909. Lagerlöf foi premiada cinco anos antes de ser eleita para a Academia Sueca, instituição responsável pela seleção dos ganhadores do Prêmio Nobel de literatura.
De 2007 até 2020, seis mulheres levaram a láurea de Literatura, incluindo a ucraniana Svetlana Alexievich, autora de “Vozes de Tchernóbil” – premiada em 2015. A Academia classificou seu trabalho como “um monumento ao sofrimento e à coragem em nosso tempo.”
A escritora Toni Morrison tornou-se a primeira mulher afro-americana a receber um Nobel de Literatura – ela foi premiada em 1993.
Outros premiados pelo Nobel 2021
David Julius e Ardem Patapoutian venceram o Nobel de Medicina, na segunda-feira (4), por suas descobertas sobre receptores e temperaturas de toque. “Em nossa vida diária, consideramos essas sensações naturais, mas como os impulsos nervosos são iniciados para que a temperatura e a pressão possam ser percebidas? Esta questão foi resolvida pelos ganhadores do Prêmio Nobel deste ano”, explicou a Academia no anúncio dos vencedores.
Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi receberam a láurea de Física, na terça-feira (5), “por contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos”. O trabalho ajudou a compreender como se dão as mudanças climáticas que afetam o planeta.
Benjamin List e David WC MacMillan ganharam a láurea de Química, na quarta-feira (6), “pelo desenvolvimento de organocatálise assimétrica”, uma ferramenta que é capaz de atuar na construção molecular. O trabalho da dupla tem ajudado na elaboração de novos medicamentos, tornando a química mais sustentável.
Veja o cronograma do Prêmio Nobel
- Medicina: segunda-feira (4)
- Física: terça-feira (5)
- Química: quarta-feira (6)
- Literatura: quinta-feira (7)
- Paz: sexta-feira (8)
- Economia: segunda-feira (11)