Prêmio Nobel: o que é, quanto recebe um ganhador e outras curiosidades da premiação

Nesta segunda, David Julius e Ardem Patapoutian foram premiados na categoria Medicina; no passado, laureados já se recusaram a receber o prêmio

Todos os olhos voltados ao Prêmio Nobel de Ciência na próxima semana
Todos os olhos voltados ao Prêmio Nobel de Ciência na próxima semana Niklas Halle'n/AP

Rafaela Larada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Uma das principais condecorações mundiais de reconhecimento de profissionais que desenvolvem grandes trabalhos começou nesta segunda-feira (4), em Estocolmo, na Suécia.

O Prêmio Nobel foi concebido pelo sueco Alfred Nobel “para aqueles que durante o ano anterior tenham conferido o maior benefício à humanidade”, nas categorias de Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Economia.

Nesta segunda, a dupla David Julius e Ardem Patapoutian levou o prêmio na categoria Medicina – a primeira a ser revelada. A edição de 2021 comemora os 120 anos do Prêmio Nobel. Patapoutian comemorou a láurea de Medicina em casa ao lado do filho.

Nascido no Líbano, o médico e professor universitário agradeceu nas redes sociais. “Um dia de agradecimento: este país me deu a chance de uma ótima formação e apoio à pesquisa básica”. Já o norte-americano Julius, que atua como professor da Universidade da Califórnia, comemorou ao lado da esposa, Holly Ingraham, em casa.

A dupla dividirá o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 6,1 milhões na atual cotação.

Os dois cientistas receberam o reconhecimento por descrever a mecânica de como os seres humanos percebem o calor, o frio e a pressão através dos impulsos nervosos.

Uma curiosidade cerca os trabalhos dos cientistas que levaram o prêmio deste ano: uma substância presente nas pimentas os ajudou a identificar os sensores de calor presentes na pele.

Veja curiosidades sobre o Prêmio Nobel:

 

Medalha em ouro 18k com perfil de Alfred Nobel

Caixa que contém medalha do Prêmio Nobel / 08/12/2020 Peter Kneffel/Pool via REUTERS

Nas cerimônias de entrega do Prêmio Nobel, realizadas sempre em 10 de dezembro, os laureados recebem um diploma do Prêmio Nobel, a tradicional medalha com perfil de Alfred Nobel e um documento confirmando o valor do prêmio.

Segundo os organizadores do prêmio, cada diploma é uma obra de arte única, criada pelos principais artistas e calígrafos suecos e noruegueses. As medalhas do Prêmio Nobel são feitas à mão em ouro reciclado de 18 quilates.

As insígnias de Física, Química, Fisiologia ou Medicina e Literatura são idênticas na face: mostra a imagem de Alfred Nobel e os anos de seu nascimento e morte (1833-1896).

O retrato de Nobel também aparece na medalha do Prêmio Nobel da Paz e na medalha do prêmio em Ciências Econômicas, mas com um design ligeiramente diferente. A imagem no verso varia de acordo com a instituição que concede o prêmio.

Quem foi Alfred Nobel

Busto de bronze de Alfred Nobel, em Estocolmo
Busto de bronze de Alfred Nobel, em Estocolmo / Foto: Claudio Bresciani – 10.dez.2019 / TT News Agency via Reuters

Alfred Nobel é o responsável pela invenção da dinamite.

Em novembro de 1895, Nobel assinou seu último testemento que oficializava a doação da maior parte de sua fortuna aos prêmios nas categorias de Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz.

Inicialmente, a categoria de Economia não fazia parte dos prêmios Nobel.

Como funciona a escolha do vencedor

Reunião desta segunda-feira (4) da Assembleia do Nobel para anúncio da láurea de Medicina / Reprodução / Nobel Prize

A escolha dos vencedores acontece por meio de reunião a portas fechadas. O início da reunião desta segunda-feira (4) foi revelado brevemente nas redes sociais do Prêmio Nobel.

Os indicados ao prêmio não são revelados.

Os “laureados” com Prêmio Nobel são chamados assim em referência às coroas de louros. Na Grécia Antiga, as coroas de louros eram concedidas como um sinal de honra – tanto em competições atléticas quanto em encontros poéticos.

  • A pessoa mais velha e a mais jovem a receber o prêmio

Malala – Nobel
Malala Yousafzai discursa durante cerimônia do prêmio Nobel da Paz, em 10 de dezembro de 2014, em Oslo, na Noruega / Getty Images

Malala Yousafzai recebeu o Nobel da Paz, em 2014, aos 17 anos – e se tornou a mais jovem ganhadora do prêmio. A ativista, atingida por um tiro na cabeça disparado por membros do Talibã, recebeu o prêmio por “por sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação”.

O mais velho premiado foi John B. Goodenough, com o Nobel de Química, concedido em 2019 – aos 97 anos. Ele desenvolveu as baterias de íon de lítio.

Entre 1901 e 2020, o Prêmio Nobel foi atribuído 57 vezes a mulheres em todas as suas categorias. Entre os grandes nomes está a física Marie Curie e, recentemente, a escritora Svetlana Alexievich.

O mais jovem laureado em Medicina foi Frederick Banting, que descobriu a insulina. Ele tinha 32 anos quando recebeu o prêmio em 1923.

Quem já recusou um Nobel

Todos os olhos voltados ao Prêmio Nobel de Ciência na próxima semana / Niklas Halle’n/AP

Apenas dois laureados optaram por recusar uma das mais altas honrarias mundiais.

O escritor Jean-Paul Sartre, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1964, recusou o prêmio porque já havia rejeitado sistematicamente todas as honrarias oficiais concedidas a ele.

Le Duc Tho, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1973 – juntamente com o Secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger. Eles receberam o prêmio por negociar o acordo de paz do Vietnã.

Le Duc Tho, no entanto, disse que não estava em posição de aceitar o prêmio devido à situação no Vietnã.

  • O valor de um Nobel

Medalhas do Prêmio Nobel foram concedidas pela primeira vez em 1901.
Concedidas pela primeira vez em 1901, medalhas do Prêmio Nobel carregam a imagem de Alfred Nobel / Foto: Reprodução/Nobel Media

Em termos de história, o valor de Prêmio Nobel é inestimável e um marco na carreira dos premiados.

Já o prêmio em dinheiro é no valor de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 6,1 milhões na atual cotação.

  • Uma categoria em cada dia

Diplomas do Prêmio Nobel são desenvolvidos por artistas suecos e dados a todos os premiados / Reprodução / Nobel Prize

Tradicionalmente, os prêmios Nobel são distribuídos em categorias – reveladas a cada dia na semana de premiação.

Em 1968, o Sveriges Riksbank, que é o banco central da Suécia, estabeleceu o Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas, em memória de Alfred Nobel e a categoria passou a fazer parte da cerimônia.

Neste ano, a láurea de Medicina foi concedida nesta segunda. Nesta terça-feira (5), será anunciado o Nobel de Física. Na quarta e quinta, os prêmios de Química e Literatura, respectivamente.

Mais Recentes da CNN