ONU convoca conferência internacional para arrecadar ajuda ao Afeganistão

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, diz que comunidade internacional se reunirá em 13 de setembro para evitar ‘iminente catástrofe humanitária’no país

António Guterres convocou conferência internacional para arrecadar fundos para afegãos
António Guterres convocou conferência internacional para arrecadar fundos para afegãos Michael Sohn - Pool/Getty Images

Michael Shieldsda Reuters

Ouvir notícia

A Organização das Nações Unidas (ONU) fará uma conferência internacional de ajuda, em Genebra, no dia 13 de setembro para ajudar a evitar o que o secretário-geral da ONU, António Guterres, chamou de “iminente catástrofe humanitária” no Afeganistão.

“Precisamos que a comunidade internacional se reúna e apoie o povo afegão”, disse Guterres em uma postagem no Twitter anunciando a conferência que, segundo ele, buscará um aumento rápido no financiamento de ajuda humanitária.

“Também apelamos por acesso humanitário total e desimpedido para garantir que os afegãos continuem a obter os serviços essenciais de que precisam”, disse ele.

Muitos afegãos lutavam para alimentar suas famílias em meio a uma severa seca bem antes de os militantes do Talibã tomarem o poder no mês passado. Agora, milhões podem passar fome com o país isolado e a economia desmoronando, dizem agências humanitárias.

“As Nações Unidas são solidárias com o povo do Afeganistão e estão comprometidas em continuar [no país] e entregar ajuda a eles”, finalizou Guterres.

Mais Recentes da CNN