Como foi 2021 no cenário internacional; ouça episódio especial de retrospectiva
Na última edição do podcast no ano, Lourival Sant'Anna apresenta um balanço dos destaques dos últimos 12 meses no noticiário internacional
Neste episódio do CNN Mundo, Lourival Sant’Anna apresenta uma retrospectiva dos acontecimentos que repercutiram ao redor do mundo em 2021. O ano começou com tensão na maior potência global, quando o presidente derrotado na urnas, Donald Trump, incitou apoiadores a invadir o Capitólio.
No Brasil, o início da vacinação foi lento devido à escassez de vacinas, com o atraso na entrega de insumos vindos da Índia e da China. O país também esteve na mira das críticas de líderes internacionais pelo aumento do desmatamento na Amazônia. A COP26, Conferência do Clima organizada pela ONU, foi realizada depois de novos números do painel de pesquisadores das Nações Unidas indicarem a necessidade de mudanças drásticas nas políticas climáticas.
A Alemanha assistiu ao fim da era Merkel, e trocas de comando também mudaram a configuração das forças políticas na Itália, no Equador, no Peru e no Chile. A família Castro deixou o cargo máximo do regime em Cuba pela primeira vez desde 1959. O ano foi também de golpe militar em Mianmar, golpe institucional na Tunísia, perseguição a jornalistas em Belarus e um novo conflito entre Israel e Palestina.
Ainda no Oriente Médio, a presença norte-americana no Afeganistão chegou ao fim. Na internet, ataques hacker chamaram a atenção. Fora dela, o vazamento de dados sobre paraísos fiscais, o Pandora Papers, abriu caminho para novas investigações. Todos esses fatos ilustram a dimensão dos diferentes temas desta retrospectiva internacional de 2021.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)