CNN Mundo narra viagem ao Afeganistão em momento chave da história do país

Em episódio especial do podcast, o analista de política internacional da CNN Lourival Sant'Anna inicia jornada rumo a Cabul após volta do Talibã ao poder

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

Vinte anos depois dos atentados do 11 de Setembro, que desencadearam uma ofensiva militar norte-americana, o Afeganistão vive um novo período de transformação. O país, que passou a maior parte das últimas duas décadas sob a alçada de tropas dos Estados Unidos, voltou ao controle do grupo Talibã. Imagens de moradores da capital afegã, Cabul, amontoando-se em aviões em aviões enquanto tentavam deixar o país se tornaram um símbolo do momento dramático que o Afeganistão atravessa.

A conturbada retirada das tropas norte-americanas, a vida e a segurança das mulheres e de opositores do Talibã e a expectativa por uma radicalização no país eram as maiores preocupações. Até que um novo ator entrou em cena no fim de agosto, quando um ataque terrorista matou dezenas de civis e militares no aeroporto de Cabul. Um braço do Estado Islâmico no Afeganistão, o Isis-K, assumiu a autoria do ataque e somou-se à crise política e humanitária que já se anuncia no país.

Neste episódio especial do CNN Mundo, o analista de política internacional da CNN Lourival Sant’Anna narra o passo a passo de sua viagem em direção a Cabul no momento de maior tensão política no país em quase 20 anos. No percurso, Lourival relembra suas viagens anteriores ao Afeganistão em outros momentos chave da história recente, explica as idas e vindas do Talibã no poder e o surgimento do Isis-K. Ao longo do episódio, o analista da CNN narra ainda a formação do novo governo do Talibã no Afeganistão e traça uma análise sobre as promessas de moderação feitas ao restante do mundo.

A CNN Brasil terá uma programação especial no sábado, 11/09, ao vivo, a partir das 8h. Em transmissão simultânea com a CNN Americana e com correspondentes espalhados pelos Estados Unidos, serão exibidas todas as homenagens às vítimas do atentado que completa 20 anos. Comandada pelo time de âncoras da CNN, a cobertura especial trará também convidados que irão analisar o contexto histórico, os desdobramentos e histórias de quem acompanhou o horror de perto.

Antes, nesta sexta-feira (10), às 22h30, o CNN Nosso Mundo recebe Leandro Karnal que traz um panorama do quanto esse fato mudou, não só os Estados Unidos, mas o mundo.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

CNN Mundo

Alma do Negócio

Entre Vozes

5 Fatos

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant'Anna, novos episódios toda sexta-feira
CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant’Anna, tem novos episódios toda sexta-feira / CNN Brasil

* Publicado por Diego Toledo

Mais Recentes da CNN