Polícia diz que ataque em NY não é investigado como terrorismo

Autoridades dizem que, no momento, não há motivo conhecido para o tiroteio no metrô — uma arma foi encontrada em uma das estações

Ingrid Oliveira, da CNN*, em São Paulo
Compartilhar matéria

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (12), a comissária de polícia de Nova York, Keechant Sewell,  disse que não há nenhum dispositivo explosivo nos trens do metrô e que o "ataque não está sendo investigado como terrorismo no momento." "Mas as informações podem mudar", continuou.

Duas fontes policiais disseram à CNN que uma arma foi recuperada em uma estação do metrô.

A oficial descreveu o ataque: "Uma pessoa parece ter entrado na estação com uma máscara de gás, aparentemente, e ele usou um dispositivo para gás e depois começou a atirar, atingindo várias pessoas no trem. Nós prevemos como um indivíduo negro, de cerca de 81kg, 1,67m e usava um uniforme de construção civil". disse Sewell.

As autoridades de polícia de Nova York dizem que, no momento, não há motivo conhecido para o tiroteio no metrô do Brooklyn, e eles “não estão descartando nada” em termos da investigação.

“Estamos determinando qual é o motivo e descobriremos isso à medida que a investigação continuar”, disse Sewell.

A polícia investiga se as câmeras estavam funcionando na estação no momento, acrescentou Sewell.  Até o momento, as autoridades enfatizam que a situação ainda é muito preliminar, pois o incidente tem apenas algumas horas.

Kathy Hochul, governadora de Nova York, disse que a normalidade da cidade foi quebrada de uma 'maneira brutal'. "Essa pessoa ainda está solta e é uma pessoa perigosa. Pediamos a todos que estejam em alerta", falou em coletiva.

"Queremos dizer: chega de tiroteios. Chega de causar dor às pessoas. Estamos enjoados de tantos tiroteios", pediu Hochul.

A governadora afirmou que utilizará os recursos do estado para que a polícia possa trabalhar. "Todos envolvidos nisso têm um propósito, que é interromper a insanidade desse tipo de arma".

Hochul disse que as autoridades continuarão a trabalhar para atualizar qualquer nova atualização.

Ataque a tiros deixa feridos em metrô de Nova York

Várias pessoas foram baleadas em uma estação de metrô do Brooklyn na manhã de terça-feira (12), disse o Corpo de Bombeiros de Nova York (FDNY). Relatos iniciais falam em 16 feridos, sendo 10 atingidos pelos disparos. O atirador suspeito ainda não foi capturado.

Em coletiva de imprensa, a comissária do Corpo de Bombeiros de Nova York (FDNY) Laura Kavanagh divulgou que 29 vítimas foram atendidas nos hospitais da região, das quais 10 possuem ferimentos causados por balas, e cinco estão em condição crítica, mas estável.

Com informações de Kristina Sgueglia, Mark Morales e Brynn Gingras, da CNN