Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente da Ucrânia afirma que país “não deve e não dará nada a ninguém”

    Volodymyr Zelensky fez um pronunciamento nesta terça-feira (22), horas após Putin reconhecer independência de duas regiões separatistas da Ucrânia

    Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky
    Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky Reprodução

    Da CNN

    Ouvir notícia

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky dirigiu-se à nação nesta terça-feira (22) dizendo “não devemos nada a ninguém, e não vamos dar nada a ninguém” após as recentes ações da Rússia.

    Na segunda-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o que chamou de tropas de “manutenção da paz” em duas regiões pró-Moscou no leste da Ucrânia, depois de reconhecer a independência das regiões.

    “Estamos na nossa terra, não temos medo de nada e de ninguém, não devemos nada a ninguém e não vamos dar nada a ninguém. E estamos confiantes disso”, disse Zelensky em seu discurso, acrescentando que a medida era uma violação da “integridade e soberania nacional da Ucrânia”.

    Zelensky acrescentou que as fronteiras internacionais da Ucrânia “permanecerão como tal” apesar das “declarações e ameaças” da Rússia, e disse que a Ucrânia conta com “passos claros e eficazes” de seus apoiadores internacionais.

    Ele airmou ainda que a Ucrânia iniciou uma reunião de emergência com os Quatro da Normandia, que incluem Alemanha, Rússia, Ucrânia e França.

    Ele alertou que o último movimento de Putin minou as atuais negociações “pacíficas” e “pode significar uma saída unilateral da Federação Russa do Acordo de Minsk e uma ignorada ao acordo da Normandia”.

    Zelensky reiterou que a Ucrânia queria “paz”, embora estivesse preparada para um ato de agressão russo por “muito tempo”.

    Aos cidadãos ucranianos, ele disse que a Ucrânia lidará com a crise com calma e confiança, e agradeceu a toda a nação por sua reação de cabeça fria aos últimos acontecimentos. Ele assegurou aos cidadãos que não havia motivo para uma “noite sem dormir”.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN