Rússia pode assumir controle total das principais cidades ucranianas, diz Kremlin

Governo russo afirma que algumas das principais cidades da Ucrânia já estão cercadas por forças russas

Um veículo blindado circula no bairro de Zhuliany, em Kiev, durante a intervenção militar da Rússia na Ucrânia.
Um veículo blindado circula no bairro de Zhuliany, em Kiev, durante a intervenção militar da Rússia na Ucrânia. Getty Images

Reuters*

Ouvir notícia

O Kremlin disse nesta segunda-feira que a Rússia pode assumir o controle total das principais cidades ucranianas e advertiu o Ocidente de que tem poder militar suficiente para cumprir todos os seus objetivos na Ucrânia sem qualquer necessidade de ajuda da China.

“O Ministério da Defesa da Federação Russa, embora assegurando a máxima segurança da população civil, não exclui a possibilidade de tomar os principais centros populacionais sob controle total”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Peskov disse que algumas das principais cidades da Ucrânia já estavam cercadas por forças russas.

Quando perguntado pela Reuters sobre comentários de autoridades dos Estados Unidos, que disseram que a Rússia havia pedido equipamento militar para a China, Peskov disse: “Não”.

“A Rússia possui seu próprio potencial independente para continuar a operação. Como dissemos, ela está indo de acordo com o planejado e será concluída a tempo e na íntegra”, afirmou.

A China também negou que tenha recebido pedido de ajuda pela Rússia. “Recentemente, o lado dos EUA tem vendido desinformação contra a China sobre a questão da Ucrânia com intenções sinistras”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijiandisse Lijian.

*Com informações da CNN Brasil

Mais Recentes da CNN