Terremoto de magnitude 6,2 atinge Tonga, afetado por tsunami há doze dias

Não foi emitido um novo alerta de tsunami em decorrência do abalo sísmico, que foi considerado fraco. Região, porém, ainda está sob alerta

Mapa indica local onde terremoto foi registrado
Mapa indica local onde terremoto foi registrado Reprodução/Google Maps

Henrique Andradeda CNN*

São Paulo

Ouvir notícia

Um terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter foi registrado próximo a Tonga, nesta quinta-feira (27). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor foi relatado às 3h40 no horário de Brasília.

O epicentro está localizado a 225 km da ilha de Pangai, uma das principais do país. O terremoto desta quinta tem profundidade de apenas 4,2 km.

Não há relato de vítimas ou danos a estruturas, e o alerta de tsunami não foi acionado.

O Centro de Alertas de Tsunamis no Pacífico informou à CNN que não havia perigo de ondas potencialmente perigosas nos arredores, qualificando o terremoto como “bastante pequeno”.

A região está em alerta para novos abalos sísmicos desde a erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai na última semana, que também gerou ondas de tsunami que atingiram ilhas da região. Três pessoas morreram e casas de uma ilha inteira foram devastadas.

A erupção foi provavelmente a maior já registrada em qualquer lugar do planeta em mais de 30 anos, segundo os especialistas. Imagens dramáticas do espaço capturaram a erupção em tempo real, quando uma enorme nuvem de cinzas, gás e vapor foi expelida até 20 quilômetros na atmosfera.

Ondas de até 15 metros de altura atingiram a costa ocidental da ilha principal de Tonga, Tongatapu, e as ilhas de ‘Eua e Ha’api, inundando estradas e propriedades costeiras.

Alertas de tsunami também foram emitidos desde algumas partes da Nova Zelândia, Japão e Peru, até os Estados Unidos e a Colúmbia Britânica do Canadá.

*Com informações da CNN

Mais Recentes da CNN