Ucrânia diz à AIEA que Rússia está impedindo respostas de perguntas sobre Chernobyl
Energia na usina nuclear foi reestabelecida no último domingo (13)






























































































































































































































































O controle da Rússia sobre as instalações de resíduos radioativos na usina nuclear de Chernobyl está limitando o fluxo de informações, com a Ucrânia não conseguindo responder totalmente a todas as perguntas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), segundo informações do regulador nuclear ucraniano.
"O regulador disse pela primeira vez hoje que as informações que recebeu sobre Chernobyl eram 'controladas pelas forças militares russas' e, portanto, nem sempre poderia 'fornecer respostas detalhadas a todas' as perguntas da AIEA", declarou a AIEA em comunicado nesta terça-feira (15), acrescentando que também foi o caso da usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia.
A energia em Chernobyl foi reestabelecida no último domingo (13), o que significa que os sistemas de refrigeração funcionarão normalmente e não terão que usar energia de reserva.
O anúncio foi feito em um post no Telegram pela Ukrenergo, operadora estatal de energia na Ucrânia.
“Especialistas ucranianos da NEC concluíram os trabalhos de reparo na linha de 330 kv e retomaram o fornecimento de energia para a central nuclear de Chernobyl e a cidade de Slavutych”, publicou a operadora.
No sábado (12), a AIEA havia informado que reparos no sistema elétrico de Chernobyl, danificado depois de um ataque russo no dia 9 de março, estavam em andamento. A usina nuclear estava dependendo de geradores a diesel externos para manter seus reatores em operação.