Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia levará funcionários à Justiça após mortes em abrigos antiaéreos

    Presidente Volodymyr Zelensky ordenou auditoria dos abrigos após a morte de três pessoas; óbitos causaram indignação pública

    Olena Harmashda Reuters

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta sexta-feira (23) que haverá mudanças de pessoal após um inquérito sobre os abrigos antiaéreos do país, depois que três pessoas não conseguiram entrar em um abrigo e foram mortas durante um ataque aéreo no início deste mês.

    Zelensky disse que presidiu uma reunião do Conselho Nacional de Segurança e Defesa e discutiu a segurança do povo ucraniano, as reformas judiciais e a adesão da Ucrânia à União Europeia.

    “Em geral, hoje analisamos a situação com abrigos nas regiões, distritos e cidades mais intensamente aterrorizadas pelo inimigo”, disse Zelensky em um vídeo postado no aplicativo Telegram.

    “As conclusões são decepcionantes, quase em todo o país. A situação é especialmente cínica e vergonhosa naquelas cidades que têm recursos financeiros significativos, mas, infelizmente, têm outras prioridades. As decisões de pessoal serão tomadas”.

    Um comunicado divulgado após a reunião disse que medidas seriam tomadas para “responsabilizar os funcionários responsáveis ​​pela manutenção das estruturas de defesa civil” em áreas onde foram consideradas insatisfatórias.

    As autoridades locais deveriam preparar os abrigos e “fornecer acesso ininterrupto a eles”.

    Várias áreas, incluindo Kiev, foram citadas por um desempenho ruim na manutenção dos abrigos, mas o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, não foi apontado, nem outros líderes locais.

    Zelensky ordenou uma auditoria de todos os abrigos antiaéreos após a morte das três pessoas, que correram para um abrigo antiaéreo de Kiev que não abriu. Suas mortes em 1º de junho causaram indignação pública.

    Zelensky criticou as autoridades de Kiev, e os promotores colocaram o chefe do departamento municipal de segurança da capital em prisão domiciliar após uma auditoria em abrigos antiaéreos.

    Após o incidente, Klitschko disse que tinha alguma responsabilidade, mas que outros eram os culpados, especialmente os nomeados pelo presidente.

    Zelensky também disse que os principais chefes de segurança da Ucrânia e altos funcionários do governo discutiram como avançar com as reformas judiciais e anticorrupção, vistas como cruciais pelos parceiros ocidentais da Ucrânia, instituições financeiras internacionais e investidores.

    O presidente ucraniano afirmou também que o conselho deseja fortalecer a responsabilidade criminal por crimes de corrupção no judiciário.

    Tópicos