Ucrânia reocupou cidades e posições defensivas a leste de Kiev, diz Reino Unido

Resistência das forças ucranianas e dificuldades do exército russo dificultam tomada da capital pelos invasores

Radina Gigova, da CNN
Soldado ucraniano nas ruas de Kiev, capital do país  • Chris McGrath/Getty Images (14.mar.2022)
Compartilhar matéria

Forças ucranianas retomaram cidades e posições defensivas ao redor da parte leste de Kiev, disse a inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido nesta sexta-feira (25) em sua última atualização.

"Os contra-ataques ucranianos e as forças russas recuando em linhas de suprimento sobrecarregadas permitiram à Ucrânia reocupar cidades e posições defensivas até 35 quilômetros a leste de Kiev", disse o ministério.

"As forças ucranianas provavelmente continuarão tentando empurrar as forças russas de volta ao longo do eixo noroeste de Kiev em direção ao aeródromo de Hostomel".

Enquanto isso, o avanço das forças russas em direção à cidade portuária de Odesa, no Mar Negro, estava paralisado, disse o ministério.

"As forças russas ainda estão tentando contornar Mykolaiv enquanto procuram dirigir para o oeste em direção a Odesa, com seu progresso sendo retardado por questões logísticas e resistência ucraniana", acrescentou o ministério.

De acordo com relatos oficiais ucranianos, as forças do país retomaram o território ao leste de Kiev após intensos combates na quinta-feira (24), revertendo os ganhos russos anteriores.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original