Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia: tanque de ácido nítrico é atingido e população instruída a ficar em casa

    Forças apoiadas pela Rússia e combatentes ucranianos trocam acusações sobre a responsabilidade do ataque

    Bandeiras da Ucrânia e da Rússia vistas por meio de vidro quebrado em foto de ilustração
    Bandeiras da Ucrânia e da Rússia vistas por meio de vidro quebrado em foto de ilustração 01/03/2022 REUTERS/Dado Ruvic

    Yulia Kesaievada CNN*

    Lviv

    Ouvir notícia

    Tanque de ácido nítrico é atingido e população instruída a ficar em casa, na Ucrânia

    Moradores da cidade de Rubizhne, no leste da Ucrânia, foram instruídos a ficar em casa depois que um ataque russo atingiu um tanque de ácido nítrico, causando uma nuvem de fumaça tóxica que cobriu a área.

    “Não está claro quanto ácido havia no tanque, mas a substância é bastante tóxica”, alertou o chefe da administração militar regional de Luhansk, Serhiy Haidai, na terça-feira (5).

    As pessoas foram instruídas a ficar em casa ou usar uma máscara facial embebida em solução de sódio e observar a direção do vento.

    “É melhor esperar lá dentro, esse ácido vai se decompor depois da chuva. Mas ninguém sabe quando vai chover. Então, por favor, observe esta nuvem rosa e se ela se mover em sua direção – por favor, esconda-se dentro e espere dentro. Este foi um golpe direto no tanque”, disse Haidai em comunicado.

    Isso ocorre quando os militares russos disseram que estão mudando seu foco para a região leste de Donbass após a retirada das forças de Kiev e do norte da Ucrânia.

    As forças armadas da autoproclamada República Popular de Luhansk, apoiada pela Rússia, disseram no Telegram que foram “formações nacionalistas ucranianas” que explodiram o tanque de ácido antes de se retirar da cidade. Disseram que o ataque havia liberado uma perigosa nuvem de gás venenoso.

    Não foi imediatamente possível verificar o incidente de forma independente ou estabelecer quem foi o responsável.

    Governos ocidentais disseram estar preocupados que a Rússia ou seus representantes possam lançar um ataque químico como parte da guerra na Ucrânia e culpar o outro lado. Moscou diz temer o uso de armas de destruição em massa pela Ucrânia.

    *com informações da Reuters

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN