Com madeira e areia, moradores fecham praias e simulam covas em São Sebastião

Medidas para impedir a entrada de turistas tiveram apoio da Prefeitura e da Guarda Civil

Pedro Duran, da CNN, em São Paulo
20 de maio de 2020 às 22:10
Bloqueio de acesso à praia com areia em São Sebastião, no litoral paulista
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião (20.mai.2020)

Depois de atearem fogo à estrada que liga São Paulo ao litoral norte do estado, os moradores de praias de São Sebastião decidiram nesta quarta-feira (20) bloquear os acessos às praias usando tubos de concreto, placas metálicas, hastes de madeira e paredes de areia.

Leia também:

Prefeito de São Sebastião ameaça liberar praias se houver megaferiado

A Prefeitura da cidade e a associação comercial apoiaram a decisão. Além da patrulha com a Guarda Civil e os bloqueios sanitários, a Prefeitura cedeu maquinário, como caminhões e tratores para carregar a areia e os materiais. Funcionários do município ajudaram a fechar os acessos à areia.

Bloqueio do acesso à praia com blocos de concreto em São Sebastião, no litoral paulista
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião (20.mai.2020)

As praias de Camburi e Baleia tiveram todos os acessos fechados e a de Maresias também foi bloqueada. Apesar disso, estabelecimentos abertos, como mercados e farmácias tiveram excesso de pessoas nesta quarta-feira, primeiro dia de feriadão para quem trabalha na capital paulista.

Covas

Moradores de São Sebastião fizeram 'covas' na praia de Juquehy com areia e cruzes de madeira para representar mortos por Covid-19
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião (20.mai.2020)

Mesmo com os bloqueios, algumas pessoas decidiram ir para a praia. Alguns surfistas, inclusive, foram aconselhados a deixar as praias pelos guardas municipais de São Sebastião. Pra tentar afugentar os banhistas, os moradores da cidade fizeram covas na praia e colocaram inclusive cruzes de madeira, pra simular as mortes por coronavírus.

Em outras cidades

O governo do estado de São Paulo já conta com a antecipação de feriados municipais em 37 das 39 cidades da região metropolitana. Como isso depende de projetos de lei e decretos, os municípios não vão conseguir seguir São Paulo e terão feriados a partir de sexta (22). É o caso das cidades do ABC Paulista —Santo André, São Bernardo e São Caetano—, que terão nesse dia o feriado de Corpus Christi.

Moradores de São Sebastião fazem 'covas' na praia de Juquehy e pedem aos turistas 'Fica em casa'
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião (20.mai.2020)