Evangélicos fazem assistência espiritual e batismo online em meio à pandemia


Da CNN, em São Paulo
25 de maio de 2020 às 10:53

O cristianismo evangélico é a religião que mais cresce no Brasil. Em 2010, eles representavam 25% da população. Em 2019, essa parcela cresceu para 31%, segundo o Datafolha. Desde o início da quarentena no estado de São Paulo, em 24 de março, templos e igrejas tiveram de ser fechados.

Por causa do avanço da Covid-19, integrantes de igrejas evangélicas tiveram a rotina religiosa afetada e, hoje, chegam a fazer assistência espiritual e até batismo pela internet. Os evangélicos são o tema da série de reportagens "A Fé em Tempos de Pandemia" desta segunda-feira (25). 

"A ideia de fazer o batismo online veio do que Jesus deixou como missão para a igreja. Ele disse que deveríamos ir evangelizar, ensinar e batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", explica o pastor Perdão à CNN. "Nessa questão da pandemia e da quarentena, a gente pode cumprir parte do que Jesus nos mandou fazer", acrescentou.

Assista às reportagens da série:

Com Covid-19, comunidade judaica adapta shabat para versão online
Muçulmanos mostram rotina religiosa no Brasil em meio à pandemia
Com igrejas fechadas, católicos encontram novas formas de união

O pastor ainda explicou que foi criada uma central de WhatsApp que liga o fiel à igreja. "Ele salva o número da igreja, aperta o menu e cria contato direto com o pastor. Estou fazendo o culto e a ele pede oração de qualquer lugar do mundo. O pastor liga para ele e vai orar por ele. Isso é uma coisa que poucas igrejas têm feito e a gente entende a necessidade que o povo está passando nos dias de hoje", afirmou.

À CNN, o pastor Ed René Kivitz falou sobre a importância dessa assistência espiritual neste momento e disse que, embora virtuais, as celebrações "são muito reais". "Há muita intensidade relacional na vivência quando nós nos encontramos não em um lugar, mas em um tempo - o da celebração da fé", refletiu. "Então, ao mesmo tempo que é uma experiência de tristeza, é também de fé, de acreditar que, apesar de não estarmos juntos no mesmo ambiente, estamos juntos na mesma vivência", completou.

Batizado online em meio à pandemia, o empresário Murillo Franklin falou que a possibilidade deu a ele uma felicidade enorme. "A fé é o que faz acreditar que Deus está sempre no controle. Apesar da gente estar nesta quarentena e ter um sentimento de ansiedade e angústia, tenho certeza de que Deus está no controle e tudo tem um propósito". 

O empresário Murillo Franklin durante batismo online na série "A Fé em Tempos de

O empresário Murillo Franklin durante batismo online na série "A Fé em Tempos de Pandemia"

Foto: CNN (25.mai.2020)